Fantástica estréia de ‘Novas Espécies – a Expedição do Século’ no Cine Casarão, em Manaus

A incrível aventura de um grupo de cientistas do INPA em região inóspita na Amazônia é o tema do longa-metragem inédito, ‘Novas Espécies – A Expedição do Século’, com estreia marcada para essa quinta-feira (28) em três cidades brasileiras – Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro.


Em Manaus, o longa será apresentado no Cine Casarão de Ideias, Rua Barroso, 279 – Centro. Com Sessões, às 14h30 – quintas e sextas-feiras e, às 17h e 19h no domingo.

‘Novas Espécies – A Expedição do Século’, é dirigido por Maurício Dias, da GRIFA FILMES, este filme é o emocionante registro da aventura de um grupo de 42 cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), chefiados pelo Dr. Mario Cohn-Haft, ao Parque Nacional da Serra da Mocidade, em Roraima, um local remoto no coração da Amazônia.

A produção (classificação livre) é voltada para toda a família e tem narração do ator Marcos Palmeira.

Foto extraída do trailer do filme

———–
Realização, produção, apoio

A realização do filme Novas Espécies – A Expedição do Século foi possível graças ao encontro dos cientistas do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), com a GRIFA FILMES e o apoio do CMA (Comando Militar da Amazônia), do 4º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Parque Nacional Serra da Mocidade.

A coprodução reúne a GRIFA FILMES, GloboNews, Globo Filmes, Filmland, a produtora alemã Gebrueder BEETZ, o canal ZDF/ ARTE, da Alemanha, e a NHK, do Japão. O filme, narrado pelo ator Marcos Palmeira, tem produção executiva de Fernando Dias, Maurício Dias, Tatiana Battaglia e Christian Beetz. A trilha sonora original é de Alexandre Guerra.

Foto: trailer

A premiada produtora GRIFA FILMES, de São Paulo, indicada 3 vezes ao prêmio Emmy (Doutores da Alegria, Europa Paulistana, The Cleaners), está presente há 23 anos no mercado e é especializada na criação de conteúdo audiovisual de qualidade para cinema e TV. Pioneira em coproduções internacionais, seus filmes e programas podem ser vistos em canais de TV no Brasil e no exterior e em plataformas de streaming.

A produção (classificação livre) é voltada para toda a família e para quem busca grandes aventuras e descobertas na natureza. As incríveis imagens de possíveis novas espécies de plantas, animais e fungos foram coletadas durante os 25 dias da viagem nessa região isolada no meio da floresta Amazônica.

O documentário Novas Espécies – A Expedição do Século é um mergulho no universo da ciência em busca do desconhecido. Os muitos cantos de pássaros estão presentes em todo filme. Nos rios, os pesquisadores descobrem peixes, sapos e jacarés. Imagens noturnas revelam a grande variedade de insetos para a pesquisa, morcegos e cobras perigosas. E, depois de subirem ao topo da Serra da Mocidade com grande dificuldade, os cientistas chegam a um local onde se desenvolve uma flora rara e de beleza original.

É provável que nenhum outro ser humano tenha visitado a Serra da Mocidade antes da equipe de Novas Espécies – A Expedição do Século. Com o pico a quase 2 mil metros de altitude e uma extensão de quase 80 km de serras completamente cercada por terras baixas, a região não possui terra plana suficiente para pousar um avião, não existem estradas e os rios descem cachoeiras impossíveis de navegar.

A GRIFA FILMES levou quatro equipes de filmagens para a floresta. Com mais de 60 documentários no currículo, o diretor Maurício Dias avalia que Novas Espécies- A Expedição do Século é uma oportunidade rara para o grande público acompanhar os desafios de uma aventura científica verdadeira. “Os resultados conquistados pela ciência tendem a se restringir ao mundo acadêmico”, afirma. “Acredito que nosso filme colabore para revelar o empenho desses especialistas que não medem esforços em busca do conhecimento”, completa.

Os cientistas foram divididos em grupos de pesquisa focados em Aves, Fungos, Geologia, Herpetofauna (répteis e anfíbios), Insetos Aquáticos, Invertebrados, Mamíferos, Morcegos, Peixes e Plantas. Além do diretor Maurício Dias, a equipe da GRIFA FILMES contou com cinegrafistas, fotógrafos e auxiliares técnicos. No apoio, a equipe era formada por médico, mateiros, cozinheiras e escalador.

Novas Espécies – A Expedição do Século tem patrocínio da AMBEV, investimento BB DTVM, e também patrocínio de Matrix Energy Trading, Naturgy, CSN Companhia Siderúrgica Nacional, Protege e Maersk. Realização: ANCINE, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural PROAC ICMS e Governo Federal.

O time de cientistas é formado por

Equipe Aves: Dr. Mario Cohn-Haft, Angela Dias, Ramiro Melinski, Thiago Orsi Laranjeiras, Gisiane Lima, Dr. Luciano Naka, Cassiano Gatto, Mateus Ferreira, Gabriel Leite e Roberta Canton
Equipe Herpetofauna: Rafael “Rato” de Fraga, Vinícius “Vini” Carvalho, Dra. Fernanda Werneck, Rommel Zamora, Renata Pirani e Alexandre Almeida
Equipe Invertebrados: Rafael Boldrini, Paulo Cézar Salgado Barroso, Francisco Felipe Xavier, Thiago Mahlmann e Dr. Marcio Luiz de Oliveira
Equipe Insetos Aquáticos: Karina Dias, Jeane Marcelle
Equipe Peixes: Priscila Madoka Miyake Ito, Gabriel Gazzana Barros, Douglas Aviz Bastos, Romerio Briglia e Dr. Jansen Zuanon
Equipe Plantas: Dr. Alberto Vicentini, Ricardo de Oliveira Perdiz, Dr. Mário Terra Araújo
Equipe Mamíferos: Dr. Rafael Leite, Carla Bantel, Lorena Pinto, Ivan Junqueira, Fabricio Bertuol, Victor da Silva e Guilherme Alvarenga
Equipe Morcegos: Dinah Pathek
Equipe Fungos: Ricardo “Saci” Braga Neto
Equipe Geologia: Dr. Nelson Reis e Dr. Ingo Wahnfried
Geneticista: Dr. Fabricio dos Santos
ICMBio: Inara Rocha Santos, Érica Tieko Fujisaki e Sylvio Romério Briglia Ferreira.

Ficha Técnica
Novas Espécies – A Expedição do Século

2019, HD, 1 x 90′
Direção: Maurício Dias
Produção executiva: Fernando Dias, Maurício Dias, Tatiana Battaglia e Christian Beetz.
Coprodução Grifa Filmes, Globo Filmes, GloboNews, Gebrueder BeetzFilmproduktion (Alemanha), Filmland International, ZDF/ARTE (Alemanha) e NHK (Japão).
Realização: ANCINE, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Programa de Ação Cultural PROAC ICMS e Governo Federal
Consultoria Científica: Dr. Mario Cohn-Haft
Roteiro: Maurício Dias, Maria Julia Bottai, Selma Perez e Paulo Mattos
Narração: Marcos Palmeira
Trilha Sonora Original: Alexandre Guerra
Fotografia de Natureza: Haroldo Palo Jr
Direção de Fotografia: Evandro Fontana, Henrique Mourão e Tiago Silvacam
Técnico de Som: Miquéias Motta
Montagem e Finalização: André Finotti e Paulo Mattos
Apoio: INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, CMA – Comando Militar da Amazônia, 4º BAvEx – Batalhão de Aviação do Exército, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Parque Nacional Serra da Mocidade

Patrocínio: AMBEV
Investimento: BB DTVM
Patrocínio: MATRIX ENERGY TRADING, NATURGY, CSN COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL, PROTEGE e MAERSK
Distribuição: Elo Company
Co-Distribuição: TVF

Assessoria de Imprensa GRIFA FILMES
ESCRITÓRIO DE COMUNICAÇÃO

Artigo anteriorDavid Almeida lidera pesquisa de intenção de votos
Próximo artigoGeneral Santos Cruz chama o guru de Bolsonaro de ‘vigarista profissional’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui