Farc e Colômbia acertam a saída de crianças-soldado das guerrilhas

Um acordo foi firmado entre as Farc e o governo da Colômbia perante a ONU, no domingo (15), para que as crianças-soldado do grupo rebelde comecem a sair, em breve, das fileiras dessa guerrilha. Tal negociação está prestes a ser assinada em Cuba, como parte do processo de paz.


A guerrilha “se compromete a realizar a saída dos menores de 15 anos das Farc assim que se acordar o protocolo e o plano transitório de acolhida dessas crianças”, declararam as partes envolvidas, em um comunicado conjunto lido em Havana, mediadora das negociações pacificadoras, segundo o jornal O Tempo.

A medida foi anunciada no momento em que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano debatem o cessar-fogo bilateral e definitivo, um dos pontos remanescentes prévios à assinatura do acordo de paz.

Os envolvidos não informaram o número de menores que poderão se beneficiar desse pacto. Na última quinta-feira (12), foi divulgado um acerto que blinda juridicamente o acordo definitivo de paz negociado em Cuba.

Desde 2012 que o recrutamento de menores é discutido no acordo de paz que as Farc desenvolvem em Cuba com o governo. Em fevereiro de 2015 a guerrilha já havia divulgado o fim dessa prática com menores de 18 anos.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorNovas regras para planos de saúde entram em vigor
Próximo artigoMinistério estuda usar postos do INSS para atender Bolsa Família

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui