
Dirigentes da Federação dos Trabalhadores Rurais de Agricultores Familiares do Amazonas (FETRAGRI/AM), reuniram na última sexta-feira (12/04) com a equipe de transferência de tecnologia da Embrapa Amazônia Ocidental, para discutir parcerias entre as duas instituições.
Segundo a presidente da Fetragri/AM, Edjane Rodrigues Meireles, o objetivo da reunião foi buscar uma maior aproximação entre os agricultores familiares vinculados à federação e o centro de pesquisa.
De acordo com os dirigentes da Fetagri, foram pontuadas 10 cadeias produtivas para que a Embrapa possa contribuir com ações de transferência de tecnologia e de capacitação de produtores. Entre as cadeias estão a da mandioca, piscicultura familiar, banana, abacaxi, pecuária de leite, castanha-do-brasil, borracha, juta e malva, guaraná e açaí.
O supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Amazônia Ocidental, José Olenilson Costa Pinheiro salientou que nas cadeias em que já existem soluções tecnológicas disponíveis é possível desenvolver ações de transferência.

A Embrapa desenvolve durante todo ano, uma série de capacitações, tanto na sede da empresa como em municípios do interior, e que os agricultores familiares vinculados à federação podem participar desses cursos.
Para melhorar o acesso dos produtores, a equipe da Embrapa ficou de informar a programação para que a direção da Fetragri possa divulgar entre as entidades de agricultores.
Quanto a transferência de tecnologias das cadeias produtivas e capacitações específicas demandada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, a Embrapa Amazônia Ocidental e FETRAGRI AM formalizarão um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições e fazer um plano de trabalho que direcione as ações no futuro.