Feira reúne setor de energias alternativas em Manaus

Feira será realizada entre os dias 25 e 28, no Centro de Convenções do Amazonas-Foto: Divulgação

O acesso à energia limpa e acessível é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. De acordo com dados do Instituto Socioambiental (ISA), cerca de dois milhões de pessoas na região sofrem com os problemas econômicos e sociais provocados pela falta de eletricidade. São diversas comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais que gastam o pouco dinheiro que possuem com a geração de energia à diesel, que além de cara, promove grandes emissões de gases de efeito estufa.


Alinhar as demandas energéticas desses povoados com o mercado de produtos e serviços voltados para a geração de energia alternativa é a proposta da Feira de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia (Energia & Comunidades), que será realizada entre os dias 25 e 28, no Centro de Convenções do Amazonas. A entrada é gratuita.

Ao todo, o evento reunirá 23 expositores e tem a expectativa de receber cerca de 2 mil visitantes por dia. Durante a programação, grandes marcas apresentarão novidades e tendências da indústria de energias renováveis voltadas para sistemas isolados (off-grid). Uma das grandes apostas para a região, a energia solar terá o maior número de representantes, entre eles, as empresas Solar Prime, Solalux, Blue Sol, Fabortec Solar, Becker Energia Solar, GFENG e Weco Solar.

Feira será realizada entre os dias 25 e 28, no Centro de Convenções do Amazonas-Foto: Divulgação

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que integra o comitê organizador do evento, a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa, sustentável e cada vez mais competitiva, atingiu neste ano um total de 2.056 MW de potência instalada operacional, o equivalente a 1,2% da matriz elétrica do Brasil. Com isso, passa a ocupar a posição de 7ª maior fonte do país.

Apesar dos avanços do setor, a geração de energia em áreas remotas não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) ainda apresenta diversas barreiras, não só no que se refere aos aspectos técnicos e geográficos, mas especialmente de financiamento. A participação de agentes financeiros na feira, como Banco da Amazônia e a Exithus Consultoria, deve contribuir para a busca de soluções que reforcem o apoio às iniciativas voltadas para sistemas off-grid, conforme explica o assessor do Instituto Socioambiental (ISA), Ciro Campos.

“O mercado é promissor e o contexto convidativo. As novas fontes de financiamento e o aumento da renda nessas localidades criam novas oportunidades para a expansão das energias alternativas e modelos de negócios a elas associadas. Elas fortalecem a autonomia das comunidades, geram renda, favorecem a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”, afirma.

Feira será realizada entre os dias 25 e 28, no Centro de Convenções do Amazonas-Foto: Divulgação

Em algumas áreas isoladas da Amazônia, organizações da sociedade civil já realizam projetos com o intuito de promover a utilização de fontes alternativas para melhorar a qualidade de vida da população e combater o desmatamento. Nessas localidades, o acesso à energia elétrica permite, por exemplo, o bombeamento de água, antes retirada em balde nos rios ou igarapés, além de facilitar as atividades de geração de renda e educação.

Entre os expositores da feira, também estarão presentes organizações que trabalham com iniciativas similares ou com foco em mudar a atual trajetória de degradação socioambiental no país. Entre elas, o ISA, o WWF-Brasil, a Cooperação Alemã/GIZ e a Climate Alliance.

“Discutir um novo modelo energético para a região amazônica é uma das prioridades no cenário socioambiental atual. Os benefícios de substituir o combustível por energias alternativas não se restringem às comunidades isoladas, mas se estendem a todo o planeta, colaborando no combate ao aquecimento global, consequência das mudanças climáticas”, destaca Campos.

Outros expositores confirmados no evento são o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis (RENOVE), Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS), Instituto Energia e Desenvolvimento Sustentável (INEDES), Qluz Eco Energia, Instituto de Tecnologias Sustentáveis da Amazônia (ITA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), EletroRoda, Fastenopfer e Engajamundo.

Artigo anteriorPolícia prende homem que comercializava drogas no bairro da Compensa
Próximo artigoPolícia resgata crianças abandonadas pelos pais na Compensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui