

MADRI – Após receber nesta quinta-feira a faixa de capitão-general de seu pai, Juan Carlos de Bourbon, Felipe VI discursou na cerimônia de proclamação solene como o novo rei da Espanha. Ele ressaltou que representará uma monarquia renovada, afirmou que a coroa precisa ficar mais próxima aos cidadãos e prometeu respeitar a Constituição do país. A rainha Letizia, a princesa de Astúrias, Leonor, e a infanta Sofia, assistiram ao discurso da tribuna do Congresso dos Deputados.
— Quero reafirmar, como rei, a minha fé na unidade da Espanha, de que a coroa é um símbolo — destacou Felipe. — Unidade que não é uniformidade — acrescentou, reafirmando que a monarquia deve seguir prestando serviços à Espanha.
No início do discurso, o novo Felipe VI reverenciou o reinado de seu pai. O antigo monarca preferiu não participar da cerimônia de juramento, disposto a dar todo o protagonismo a seu filho. Envolvida no Caso Nóos e afastada da agenda oficial da família real desde 2011, Cristina também não esteve presente. No entanto, sua mãe, Sofia, e sua irmã, Elena, estavam na plateia.
— Juan Carlos construiu os cimentos de um edifício político que foi capaz de superar as diferenças que pareciam que não podiam ser salvas e obter a reconciliação dos espanhóis — afirmou o novo rei que também homenageou sua mãe pela lealdade.
A unidade da Espanha foi um dos temas de destaques no discurso. Para o novo monarca, todos cabem em um país “unido e diverso, baseado na igualdade dos espanhóis, solidariedade entre os povos e respeito a lei”. Felipe citou que as diferenças culturais e de tradições devem ser protegidas e ressaltou que o castelhano e as outras línguas faladas no país formam um patrimônio comum. No fim do juramente, ele agradeceu em espanhol, basco e galego.
Em uma mensagem às vítimas da crise econômica no país, principalmente aos jovens que sofrem com o desemprego, o rei disse que é necessário esperança e afirmou que a criação de vagas de trabalho será uma das prioridades para a sociedade e para o Estado. Felipe também destacou o dever de construir uma Europa forte, unida e solidária, que preserve a coesão social.
Em seguida, os reis Felipe e Letizia partiram em um Rolls-Royce do patrimônio nacional espanhol e o novo rei presidiu um desfile militar antes de percorrer junto a Letizia o centro da capital até o Palácio Real. Lá, diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de Oriente, o novo casal real deve sair e saudar a multidão das varandas do Palácio Real junto a Juan Carlos e Sofia.
PASSAGEM DA FAIXA
‘A coroa deve estar próxima aos cidadãos, ou seja, ganhar continuamente o seu respeito e confiança’
– Felipe VIDiscurso na cerimônia de juramento
Em uma breve cerimônia no Palácio de Zarzuela, em Madri, com a presença de toda a cúpula militar em uniforme de gala, Juan Carlos, de 76 anos, passou a faixa de seda vermelha para cintura de seu filho, simbolizando a passagem de bastão.
Ambos vestidos com uniformes militares e usando várias insígnias sobre o peito, Felipe e Juan Carlos se abraçaram e deram dois beijos diante do olhar atento da rainha Letizia, da princesa herdeira Leonor, de 8 anos, e de sua irmã Sophia, de 7 anos.
O ministro da Defesa, Peter Morenés, a rainha Sofia, esposa de Juan Carlos que como ele conservará o título pela vida, a infanta Elena, irmã mais velha de Felipe, e seu filho, Felipe Juan Froilan, também participaram do evento.
Assim se dava início à jornada de proclamação de Felipe VI, oficialmente o novo monarca desde a meia-noite (horário local) entrou em vigor a abdicação de seu pai, anunciada em 2 de junho, para surpresa de todo o país.(O Globo)