Festa dos Bumbás 2025 impulsiona vendas de passagens de barcos e lanchas

Foto: Antonio Lima/Secom

O 58º Festival de Parintins acontecerá este ano nos dias 27, 28 e 29 de junho. No Porto de Manaus, barcos e lanchas se preparam para o aumento no movimento de turistas e manauaras com a proximidade da festa dos bumbás, que acontece a 369 quilômetros de Manaus, na Ilha Tupinambarana. A festa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe uma série de investimentos que impactam na economia da capital.


O proprietário de embarcação Amilcar Bentes disse que, este ano, todos os camarotes já estão reservados para a viagem rumo à Ilha Tupinambarana. Segundo ele, as vagas de redes ainda estão disponíveis, mas se esgotam rapidamente com a entrada do mês de junho. Com o crescimento da festa, as vendas iniciam mais cedo a cada ano que passa.

“Todos os anos, a gente percebe uma demanda bem maior do que no ano anterior. Nossa cidade (Manaus) está organizada, tem estrutura e a capitania está preparada para receber esses turistas que vão para Parintins”, disse Amilcar Bentes.

Proprietário de embarcação Amilcar Bentes – Foto: Antonio Lima Secom

Reforço na fiscalização

Para garantir a segurança dos passageiros e reforçar as ações para a festa deste ano, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) inaugurou, em março, o novo posto de fiscalização no Porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O espaço, cedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi equipado e modernizado para reforçar a segurança e a eficiência na fiscalização do transporte hidroviário intermunicipal, garantindo mais qualidade para passageiros e operadores do modal.

Em Manaus, as abordagens acontecem no Porto de Manaus; nas balsas da Manaus Moderna, no Centro; no Porto da Ceasa, no Distrito Industrial, zona sul; e no Porto de São Raimundo, zona oeste da capital.

Foto: Antonio Lima/Secom

Investimentos

De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram por Parintins, durante o período da festa dos bumbás, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.

Na área de sustentabilidade, criado em 2019, o Recicla Galera se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Sistema Coca-Cola Brasil. Nas últimas três edições, foram 17.020,88 quilos de resíduos destinados corretamente pelo projeto.

Foto: Antonio Lima/Secom

Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos, com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.

Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período do Festival de Parintins, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.

Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca Cola Brasil.

Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.

Artigo anteriorSine Manaus oferta 526 vagas de emprego nesta segunda–feira (26)
Próximo artigoPrimeira edição do Festival da Cunhã leva arte e impacto social à Arena da Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui