
Amanhã, quinta-feira (17), a partir das 20h00, o Teatro Amazonas recebe a sexta edição do Festival Música na Estrada, espetáculo, com entrada franca, é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Kommitment Produções Artísticas, idealizadora do Festival.
O concerto, que, também, integra a Série Guaraná XIII e os 120 anos do Teatro Amazonas, fica a cargo da Amazonas Filarmônica, sob a direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus, e também conta com a participação especial do pianista brasileiro de origem romena Cristian Budu.
Obras

O principal tema do espetáculo é o compositor alemão Robert Schumann. Nascido em Zwickau, em 1810, e falecido em Bonn, no ano de 1856, o alemão é considerado um dos principais nomes do período do Romantismo, tendo escrito peças para órgão, piano solo, música de câmara, coral e concertos.
A primeira obra do concerto é a Abertura da ópera Genoveva, composta no ano de 1849. Dramatizada em quatro atos e com libreto de Robert Reinick e do próprio Schumann, é a única ópera composta pelo alemão, e teve sua primeira apresentação no ano de 1850, na cidade de Leipzig.
Em seguida, juntamente com Cristian Budu, a Filarmônica executa o Concerto para Piano em Lá Menor, Op. 54, em três movimentos: alegro affettuoso, andantino grazioso e allegro vivace. Originalmente pensado como uma Fantasia, o Concerto foi apresentado pela primeira vez tendo Clara Schumann, esposa de Robert, como solista ao piano, e sob a regência de Ferdinand Hiller, na cidade de Dresden, em 1845.
Após o intervalo, a última peça a ser apresentada é a Sinfonia N. 4 em Ré Menor, Op. 120. Instrumentada para um par de flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompetes, um quarteto de trompas, três trombones, e tímpanos e cordas, foi composta no ano de 1841, e revisada em 1851.