FHAJ e UEA participam do Dia Mundial de Combate às Hepatites

Dia Mundial de Combate às Hepatites/Foto: Divulgação

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Liga Acadêmica de Hepatologia, estarão participando nesta quarta-feira, dia 26 de julho, do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, com a oferta de 1.000 testes rápidos para hepatites B e C, no Ambulatório da FHAJ, situada à Avenida Carvalho Leal, 1778, Cachoeirinha, no horário de 8 às 15 horas. Ao todo, 26 profissionais da área da saúde estarão participando da atividade, pelo segundo ano consecutivo.


A especialista em Gastroenterologia, Doutora em Hepatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professora da UEA, Cristina Melo Rocha, destacou que, no Brasil, estima-se a existência de 3 milhões de portadores do vírus B e C, sendo que a grande maioria desconhece a situação, visto que as hepatites crônicas evoluem de forma silenciosa. “A região Norte, no último Inquérito Nacional das Hepatites Virais, de 2011, coordenado pelo Ministério da Saúde, apresentou as maiores taxas de prevalência para esses vírus”, destacou Cristina Rocha. “As infecções virais respondem pelas principais causas de cirrose, doença que pode levar à necessidade de transplante hepático e câncer de fígado”, disse.

Dia Mundial de Combate às Hepatites/Foto: Divulgação

Segundo Cristina Rocha, que também é preceptora da Residência Médica da Fundação, o objetivo do projeto “Dia Mundial das Hepatites UEA/FHAJ”, além de realizar testagem para hepatites virais, é conscientizar o público participante sobre a importância da triagem para hepatites virais B e C. “Também estaremos trabalhando para identificar os casos positivos para hepatites e encaminhar para o serviço ambulatorial de Hepatologia da Fundação”, informa a médica.

26/07/2016 de 8h às 15h
Fundação Hospital Adriano Jorge e UEA realizam teste rápido e conscientização para Hepatites B e C.

 

Artigo anteriorImportância do hábito da leitura é destaque no dia do escritor
Próximo artigoBelém e Manaus são as melhores capitais para projetos de energia solar no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui