

O Amazonas terá a terceira turma do Mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia. O curso, pioneiro na região Norte, é realizado pelo governo do Estado via Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A lista dos 17 aprovados está disponível no site da FHemoam. Participaram da seleção, que iniciou em novembro de 2014, 83 candidatos graduados nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Biomedicina e Estatística.
A avaliação dos trabalhos foi feita pela professora titular de Imunologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Mariane Stefani, pelo professor titular de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP), Antônio Neto, pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Albert Schriefer, e pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde de Curitiba (PUC-PR), Marcelo Távora.
Os pesquisadores desenvolvem ações da FHemoam desde 2012, com aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Professor Visitante Sênior (PVS). Por meio do Programa, a FAPEAM disponibiliza quotas de bolsas para a participação de seis professores doutores na FHemoam. Os pesquisadores têm de ter nível elevado de produção científica e ter vindos de instituições de Ensino com Programas de Pesquisa e Pós-Graduação consagrados.
A FAPEAM, também, destinou recursos para execução do Mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia na FHemoam no âmbito dos Programas Estratégicos de Ciência, Tecnologia e Inovação nos Programas de Pós-Graduação do Estado do Amazonas (Pecti/AM-PG), Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).
Na cerimônia de apresentação dos professores visitantes na Fundação, em 2012, o diretor-presidente da FHemoam, Nelson Fraiji, disse que o objetivo era “combinar o potencial da UEA à estrutura operacional dos laboratórios da FHemoam somado ao auxílio da FAPEAM” para, em um período de três anos, ser apresentado um curso de Doutorado em Ciências Aplicadas à Hematologia.
Fortalecimento
Desde 2011, a FAPEAM tem aportado recursos para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Hematologia e na consolidação da produção científica vinculada ao programa. Os aportes financeiros mais recentes foram realizados por meio do Pecti-AM/PG, em 2013, e do PosGrad em 2013 e 2014.
No Pecti-AM/PG, a FAPEAM apoiou a realização do projeto ‘Consolidação da Produção Científica vinculada ao Programa De Pós-Graduação do Mestrado em Ciências Aplicadas á Hematologia’ e no PosGrad o projeto apoiado foi o intitulado ‘Fortalecimento do Programa de Pós Graduação do Mestrado em Ciências Aplicadas à Hematologia’, ambos coordenados pela diretora de Ensino e Pesquisa da FHemoam, Dagmar Kiesslich.