
Na manhã de hoje, sexta-feira (06), o Comitê de Ética da Fifa anunciou o banimento de dois dirigentes do futebol sul-americano: o chileno Sergio Jadue, ex-presidente da Federação Chilena e ex-vice-presidente da Conmebol, e o colombiano Luis Bedoya, ex-vice-presidente da Conmebol e ex-membro do Comitê Executivo da Fifa, os quais estão banidos de qualquer atividade relacionado ao futebol.
Os dois dirigentes assumiram culpa à justiça dos Estados Unidos em dezembro de 2015. Bedoya se declarou culpado por crimes de associação ilícita e fraude, enquanto Jadue admitiu fazer parte do escândalo de subornos que acometeu a entidade máxima do futebol mundial.
Segundo comunicado divulgado pela Fifa, o banimento afeta toda e qualquer ligação com o esporte, seja na parte administrativa, esportiva ou qualquer outra, nacional ou internacionalmente.
Tanto Bedoya – então presidente da Federação Colombiana de Futebol – quanto Jadue renunciaram a seus postos antes das investigações, no ano passado. O chileno, inclusive, também é investigado pelas autoridades do país andino por crimes de lavagem de dinheiro.(Terra/Gazeta)