Fifa indica o brasileiro Neymar e Diego Costa, naturalizado espanhol, à Bola de Ouro

Brasileiro Neymar entre o indicados/Foto: Reuters
Brasileiro Neymar entre o indicados/Foto: Reuters
Brasileiro Neymar entre o indicados/Foto: Reuters

A Fifa divulgou, na manhã de hoje, terça-feira (28), a lista dos 23 concorrentes à Bola de Ouro de 2014, e apenas dois brasileiros tiveram seus nomes entre os indicados à premiação, que é dada ao melhor jogador de cada temporada do futebol mundial: Neymar e Diego Costa – sendo que o último se naturalizou espanhol e optou por defender a seleção europeia.

A relação foi dominada pela Alemanha, atual campeã mundial. Ao todo, seis atletas germânicos (Götze, Müller, Lahm, Neuer, Schweinsteiger e Kroos) concorrem ao prêmio, que no ano passado foi conquistado por Cristiano Ronaldo. O português, aliás, foi novamente indicado e é o favorito à condecoração desta temporada. Lionel Messi, vencedor entre 2009 e 2012, também está entre os 23 “semifinalistas”.


A grande baixa foi o uruguaio Luis Suárez, que na temporada passada quase carregou o Liverpool rumo ao título inglês, que não é conquistado pela equipe vermelha há 24 anos. O atacante balançou as redes 31 vezes em 33 partidas, faturando a Chuteira de Ouro ao lado de Cristiano Ronaldo, mas pode ter ficado de fora da lista da Fifa por causa da dura punição que recebeu da entidade após ter mordido o italiano Giorgio Chiellini durante a Copa do Mundo.

Por sua vez, Neymar foi novamente indicado. O jovem teve o seu nome presente entre os dos 23 indicados à Bola de Ouro pelo quarto ano seguido e, desta vez, luta para ficar entre os três finalistas. Em 2011, quando defendia o Santos, ficou na décima colocação. No ano seguinte, ainda no clube brasileiro, caiu três posições e ficou no 13º posto. Já na temporada passada, com metade das disputas pelo Barcelona, foi o quinto melhor posicionado. Agora, aposta no bom início de temporada pelo clube espanhol e no excelente desempenho com a Seleção Brasileira para dar um passo a mais.

A Fifa também divulgou a lista dos dez treinadores indicados a melhores do ano. Nenhum brasileiro concorre à premiação, que tem nomes como os de José Mourinho, Pep Guardiola, Luis Van Gaal e até mesmo de Alejandro Sabella, que comandou a Argentina na última Copa do Mundo e, atualmente, está sem emprego.

A decisão final de quem faturará as premiações será feita pelos capitães e técnicos das seleções nacionais, assim como por jornalistas selecionados pela revista France Football. Os três finalistas serão anunciados no dia 1 de dezembro, e o vencedor será conhecido em 12 de janeiro, em evento realizado na Suíça. Entre as mulheres, Marta está entre as dez “semifinalistas” pelo 12º ano consecutivo.(Terra)

Artigo anteriorIniciada hoje (28), a 9ª Semana da Saúde aos servidores da Polícia Civil/Am
Próximo artigoVereador destaca vitórias de Dilma e Melo, e pede continuação da parceria, em Manaus

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui