A 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurante no Amazonas (Abrasel no AM) aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Nos dois dias da feira, 100 stands e 70 empresas expositoras participaram da feira, que contou com a presença de aproximadamente 12.000 pessoas circulando pelo local.
Este ano, a feira que trouxe como tema: Turismo Gastronômico, com palestras voltadas sobre o assunto, ofereceu, além de aulas de gastronomia, um mix de negócios, onde os pequenos, médios e grandes empreendedores de todo o estado, puderam realizar uma verdadeira troca de informações e experiências, além da formação de parcerias. Um dos principais objetivos nesta edição foi mostrar como o Turismo, aliado à Gastronomia, pode ser uma fonte de geração de emprego e renda, e de visibilidade do Amazonas e região para o mundo.
“Um dos nossos objetivos nesse ano foi trabalhar o tema do Turismo Gastronômico e como ele pode gerar impactos positivos como emprego e renda tanto para o setor de alimentação fora do lar, quanto para a população. Precisamos que essa matriz econômica, complementar a nossa Zona Franca de Manaus, receba mais investimentos e ênfase, tanto por parte da iniciativa pública, quanto da privada para que assim, possamos fazer uma junção de forças que são necessárias para alavancar e desenvolver esse setor, que é tão importante para o estado”, destaca o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini.
Nesta edição, a feira contou com a “Oficina Mini-chefs”, espaço inédito em parceria com a Companhia de Gás do Amazonas – CIGÁS, pensado para a criançada se envolver no universo da culinária e também em outras atividades lúdicas como pintura e jardinagem. Totalmente inclusivo, com intérprete de libras e audiodescrição, o ambiente recebeu mais de 800 crianças nos 2 dias de evento.
“A FIGA 2023 foi um sucesso total. Quando a gente pega a percepção dos expositores em relação ao que o evento trouxe de retorno, são depoimentos extremamente positivos. Nos 100 estandes que passamos, todos estavam muito satisfeitos com o resultado. Pela primeira vez colocamos uma área lúdica, em parceria com a Cigás, onde as crianças puderam aprender um pouco do universo da gastronomia e também experimentar aulas de jardinagem e pintura, as aulas-show, com mais de 10 chefs renomados dividindo seus conhecimentos e a sala de palestras, com várias opções de temas interessantes ao público. Então em todos esses quesitos, tanto os tradicionais quanto as inovações, conseguimos atingir e superar as expectativas”, comemora Zamperlini.
O espaço foi dividido em três ambientes: Sala de Palestras Fametro, Arena Gastronômica Maria do Céu Athayde e a praça de alimentação, intitulada Praça de Alimentação iComanda. A Abrasel no Amazonas também disponibilizou serviços de assessoria contábil, jurídica e nutricional ao público, em seu stand.
Tiveram também como grandes destaques no evento a presença das chefs Amanda Vasconcelos (AC); Chef Daniela Martins (PA); Chef Luana Oliveira (TO); Chef Felipe Schaedler, especialista em cozinha autoral amazônica, que já participou do Iron Chef Brasil, na Netflix. Assim como a participação dos chefs internacionais Jaime Rodriguez, à frente do restaurante colombiano Celele, em Cartagena, entre os 50 melhores da América Latina; e Heinz Wuth, do Chile, cozinheiro adepto da gastronomia científica e que acumula 1 milhão de seguidores nas redes sociais com conhecimentos de ciência e cozinha.
Palestrantes de renome também marcaram presença na FIGA, como a colombiana Verônica Socarras, especialista em turismo gastronômico; a turismóloga Cláudia Menezes Martins, pesquisadora da Gastronomia amazonense e a Chef Letizia Barros (AM), que falou sobre gastronomia sustentável e o aproveitamento integral dos alimentos.
Para os expositores, a feira possibilitou ampliar o seu público consumidor. Arian Ribeiro, diretor do Grupo Natan Congelados, que atua no ramo de panificação, conta que participar da FIGA 2023 foi uma experiência enriquecedora. “Ficamos muito surpresos com a dimensão do evento. É muito bacana essa iniciativa da Abrasel no Amazonas, junto a todos os seus apoiadores, de incentivo às empresas regionais, com esse espaço para divulgar nossos negócios para o público. Ao saber da feira, de imediato aceitamos participar e esperamos estar presentes nas próximas edições”, disse o empreendedor.
Já para o renomado chef Paulo Machado, referência em cozinha pantaneira e responsável por uma das aulas-show mais aguardadas na feira, “ A FIGA 2023 foi um evento de excelência e aprendizado, um final de semana recheado de muita cultura gastronômica amazônica. Foi realmente uma experiência incrível. Só tenho a agradecer à Abrasel Amazonas pela condução deste evento lindo, a Denise, curadora, pelo convite. Um momento ímpar na minha trajetória poder levar os sabores Sul-Mato-Grossenses para o público amazônida. Meus sinceros agradecimentos a todos”, destaca Machado.
Na edição deste ano, a feira foi palco de uma solenidade do Consulado do Japão em homenagem ao Chef Hiroya Takano, proprietário do restaurante Shin-Suzuram, um dos participantes do evento, e referência em culinária japonesa no Amazonas, com a Outorga de Honra ao Mérito como símbolo de amizade entre o Japão e a região amazônica. A cerimônia contou com a presença do Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Sr. Masahiro Ogino, do presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Paulo Nonaka, e personalidades públicas, políticas e do empresariado local.