FIGA recebeu cerca de 12 mil pessoas e se consolida como principal evento da região norte

Foto: Ekco Produções

A 5ª edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurante no Amazonas (Abrasel no AM) aconteceu nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Nos dois dias da feira, 100 stands e 70 empresas expositoras participaram da feira, que contou com a presença de aproximadamente 12.000 pessoas circulando pelo local.


Este ano, a feira que trouxe como tema: Turismo Gastronômico, com palestras voltadas sobre o assunto, ofereceu, além de aulas de gastronomia, um mix de negócios, onde os pequenos, médios e grandes empreendedores de todo o estado, puderam realizar uma verdadeira troca de informações e experiências, além da formação de parcerias. Um dos principais objetivos nesta edição foi mostrar como o Turismo, aliado à Gastronomia, pode ser uma fonte de geração de emprego e renda, e de visibilidade do Amazonas e região para o mundo.

Foto: Ekco Produções

“Um dos nossos objetivos nesse ano foi trabalhar o tema do Turismo Gastronômico e como ele pode gerar impactos positivos como emprego e renda tanto para o setor de alimentação fora do lar, quanto para a população. Precisamos que essa matriz econômica, complementar a nossa Zona Franca de Manaus, receba mais investimentos e ênfase, tanto por parte da iniciativa pública, quanto da privada para que assim, possamos fazer uma junção de forças que são necessárias para alavancar e desenvolver esse setor, que é tão importante para o estado”, destaca o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini.

Nesta edição, a feira contou com a “Oficina Mini-chefs”, espaço inédito em parceria com a Companhia de Gás do Amazonas – CIGÁS, pensado para a criançada se envolver no universo da culinária e também em outras atividades lúdicas como pintura e jardinagem. Totalmente inclusivo, com intérprete de libras e audiodescrição, o ambiente recebeu mais de 800 crianças nos 2 dias de evento.

Foto: Ekco Produções

“A FIGA 2023 foi um sucesso total. Quando a gente pega a percepção dos expositores em relação ao que o evento trouxe de retorno, são depoimentos extremamente positivos. Nos 100 estandes que passamos, todos estavam muito satisfeitos com o resultado. Pela primeira vez colocamos uma área lúdica, em parceria com a Cigás, onde as crianças puderam aprender um pouco do universo da gastronomia e também experimentar aulas de jardinagem e pintura, as aulas-show, com mais de 10 chefs renomados dividindo seus conhecimentos e a sala de palestras, com várias opções de temas interessantes ao público. Então em todos esses quesitos, tanto os tradicionais quanto as inovações, conseguimos atingir e superar as expectativas”, comemora Zamperlini.

O espaço foi dividido em três ambientes: Sala de Palestras Fametro, Arena Gastronômica Maria do Céu Athayde e a praça de alimentação, intitulada Praça de Alimentação iComanda. A Abrasel no Amazonas também disponibilizou serviços de assessoria contábil, jurídica e nutricional ao público, em seu stand.

Foto: Ekco Produções

Tiveram também como grandes destaques no evento a presença das chefs Amanda Vasconcelos (AC); Chef Daniela Martins (PA); Chef Luana Oliveira (TO); Chef Felipe Schaedler, especialista em cozinha autoral amazônica, que já participou do Iron Chef Brasil, na Netflix. Assim como a participação dos chefs internacionais Jaime Rodriguez, à frente do restaurante colombiano Celele, em Cartagena, entre os 50 melhores da América Latina; e Heinz Wuth, do Chile, cozinheiro adepto da gastronomia científica e que acumula 1 milhão de seguidores nas redes sociais com conhecimentos de ciência e cozinha.

Palestrantes de renome também marcaram presença na FIGA, como a colombiana Verônica Socarras, especialista em turismo gastronômico; a turismóloga Cláudia Menezes Martins, pesquisadora da Gastronomia amazonense e a Chef Letizia Barros (AM), que falou sobre gastronomia sustentável e o aproveitamento integral dos alimentos.

Para os expositores, a feira possibilitou ampliar o seu público consumidor. Arian Ribeiro, diretor do Grupo Natan Congelados, que atua no ramo de panificação, conta que participar da FIGA 2023 foi uma experiência enriquecedora. “Ficamos muito surpresos com a dimensão do evento. É muito bacana essa iniciativa da Abrasel no Amazonas, junto a todos os seus apoiadores, de incentivo às empresas regionais, com esse espaço para divulgar nossos negócios para o público. Ao saber da feira, de imediato aceitamos participar e esperamos estar presentes nas próximas edições”, disse o empreendedor.

Já para o renomado chef Paulo Machado, referência em cozinha pantaneira e responsável por uma das aulas-show mais aguardadas na feira, “ A FIGA 2023 foi um evento de excelência e aprendizado, um final de semana recheado de muita cultura gastronômica amazônica. Foi realmente uma experiência incrível. Só tenho a agradecer à Abrasel Amazonas pela condução deste evento lindo, a Denise, curadora, pelo convite. Um momento ímpar na minha trajetória poder levar os sabores Sul-Mato-Grossenses para o público amazônida. Meus sinceros agradecimentos a todos”, destaca Machado.

Na edição deste ano, a feira foi palco de uma solenidade do Consulado do Japão em homenagem ao Chef Hiroya Takano, proprietário do restaurante Shin-Suzuram, um dos participantes do evento, e referência em culinária japonesa no Amazonas, com a Outorga de Honra ao Mérito como símbolo de amizade entre o Japão e a região amazônica. A cerimônia contou com a presença do Cônsul-Geral do Japão em Manaus, Sr. Masahiro Ogino, do presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Paulo Nonaka, e personalidades públicas, políticas e do empresariado local.

Artigo anteriorVídeo mostra o momento em que vulgo “Neguinho” é executado no Monte das Oliveiras
Próximo artigoBase Arpão apreende 30 quilos de drogas com auxílio de cadela policial, em Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui