
Analistas ambientais da Gerência de Fauna, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), realizaram o resgate de um filhote de onça-pintada na Comunidade Pedro Segundo, próximo ao município de Barcelos, na última quarta-feira (17).
O filhote é uma fêmea e tem pouco mais de dois meses de idade. Ela estava sem a mãe por perto, em uma pequena ilha da Comunidade Pedro Segundo, e foi encontrada por uma senhora que a recolheu. Com a ajuda de parentes, a moradora acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Renováveis (Ibama) local, que, por sua vez, encaminhou a denúncia ao Ipaam.
Em seguida, os analistas ambientais do Ipaam organizaram a viagem até o município para realizar o resgate. Ao chegarem ao local, foram necessárias muitas investigações para que a equipe técnica pudesse apurar os fatos e reconstituir o roteiro seguido pela oncinha até ser resgatada. Há a suspeita que exista outro filhote, possivelmente irmão de Savana, nome dado pelos moradores da Comunidade Pedro Segundo.
De volta a Manaus, o animal foi levado para o Ibama, onde deve passar por avaliação médica onde e receberá os tratamentos adequados.
A equipe técnica do Ipaam contou com o apoio da Polícia Militar, por meio da 6ª CIPM/Barcelos, para realizar o resgate.