Filhote de peixe-boi é resgatado pelo Ipaam, no Careiro da Várzea

O filhote mede
O filhote mede
O filhote mede um metro e pesou 16,800 kg/Foto: Divulgação

Um filhote de peixe-boi foi resgatado na manhã de hoje, sexta-feira (08), pela equipe da Gerência de Fauna, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), na Comunidade de São Francisco, no Paraná do Parauá, dentro do município do Careiro da Várzea.
Segundo informações, o filhote ficou preso em uma malhadeira de um pescador. Ao verificar que o animal estava sem a mãe, resolveu levá-lo para sua casa. Lá, cuidou do filhote por oito dias, e em seguida acionou o Ipaam. A comunidade batizou o peixe-boi com o nome de “Chiquito”.


“Ele está bem saudável. E estava se alimentando normalmente, isso é sinal de que ele não estava sozinho há muito tempo, provavelmente quando foi pego estava com a mãe. Ele tem todas as chances de se recuperar”, disse a bióloga Estela Rentel.

O filhote foi trazido de voadeira até o Porto da Ceasa. E foi levado para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde deve receber todos os cuidados necessários.

“Esse é o segundo resgate de filhotes de peixes-boi que realizamos neste ano. O primeiro foi em uma localização na cidade de Parintins. Para chegar a Manaus, ele enfrentou mais de dez horas de viagem. Mas, hoje ele já bem. E esse agora, também apresenta um bom estado de saúde”, comentou o gerente de fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

MEDIDAS – Chiquito pesou 16,800 e mediu aproximadamente 1 metro.

ORIENTAÇÃO – O IPAAM informa que o resgate é realizado quando o animal está em situação em risco. O telefone da Gerência de Fauna do Instituto é o 2123-6774.

Artigo anteriorMA: ônibus capota próximo ao município de Palmeirândia
Próximo artigoCOMARA lança processo seletivo simplificado para preencher vagas temporárias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui