Fiocruz Amazônia lança edital de iniciação científica

Foto: Érico Xavier/Fapeam
Colocar o estudante em contato direto com as atividades de pesquisa e o pensar científico é o objetivo da iniciação científica. O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tem apoiado a formação de jovens cientistas por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).
O Programa permite às instituições de ensino e pesquisa do Estado desenvolver projetos de pesquisa com a colaboração de estudantes de graduação. Neste contexto de pandemia da Covid-19, as instituições têm inovado nos seus processos de seleção de jovens cientistas.
É o que acontece com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) que lançou, na quinta-feira (14/5), o edital e abertura de inscrições on-line para o Programa de Iniciação Científica (PIC), destinado a estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Foto: Érico Xavier/Fapeam
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destaca que um programa de iniciação científica é majoritariamente o primeiro contato do estudante de graduação com o mundo científico por meio da pesquisa aplicada ou básica. “Por meio desse ‘primeiro passo’, abrem-se aos jovens pesquisadores perspectivas acadêmicas, antes desconhecidas. Além disso, ampliam-se horizontes em direção à produção inicial de novos conhecimentos nas diversas áreas, que podem contribuir para uma postura criativa, indagadora e executiva frente ao mundo e à sociedade. Esse é um caminho que também possibilita o acesso à ciência, contribuindo para a sua popularização”, acrescentou.
A parceria entre a Fapeam e o ILMD/Fiocruz Amazônia contribui fortemente para a consolidação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas. Para a coordenadora do PIC da Fiocruz Amazônia, Priscila Aquino, o apoio da Fapeam aos estudantes, por meio de bolsas, é fundamental para a existência e desenvolvimento dos projetos de iniciação científica da Fiocruz Amazônia. “Com o financiamento das bolsas e também do auxílio-pesquisa ao PIC, a Fapeam propicia aos alunos uma experiência única, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade para a resolutividade dos problemas estudados ou alvo da pesquisa”, comentou.
Foto: Érico Xavier/Fapeam
Foram disponibilizadas 32 cotas de bolsas, incluindo duas bolsas para as coleções existentes na Unidade, para a Fiocruz Amazônia. “Para este ano, esperamos obter o preenchimento total dessas cotas com a submissão de projetos pelos pesquisadores nas diferentes linhas de pesquisa. Além disso, o incremento no número de bolsas do programa de iniciação científica pela Fapeam, diante dos diversos cortes que a ciência vem sofrendo no País, demonstra um diferencial positivo quanto ao apoio à formação de recursos humanos no Estado”, explica Priscila.
As inscrições no Programa de Iniciação Científica (PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia) iniciaram nesta sexta-feira (15/5) e seguem até o dia 12 de junho, com o envio da documentação obrigatória descrita no edital, para o e-mail [email protected]
Acesse aqui ao edital do PIC-ILMD/Fiocruz Amazônia.
O ILMD/Fiocruz Amazônia também lançou um Banco de Currículo para que os estudantes possam depositar seus currículos e assim facilitar o acesso dos pesquisadores aos novos talentos.
Foto: Érico Xavier/Fapeam
Requisitos para o PIC – Para participar do processo de seleção do PIC do ILMD/Fiocruz Amazônia, o candidato deve estar regularmente matriculado e ter Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) com valor igual ou maior que 7,0 (no caso de bolsa nova) e não ter reprovação em disciplinas afins às atividades do projeto de pesquisa que pretende desenvolver, além de outras condições, descritas no edital. No caso de renovação de bolsa, a nota deve ser maior ou igual a 6,0.
Devido ao contexto de pandemia, o processo seletivo do PIC será todo on-line, e o Banco de Currículo vai facilitar aos pesquisadores a busca e seleção de estudantes interessados em participar de iniciação científica na Fiocruz Amazônia.
Paic – A Fapeam via Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) oferta para a edição 2020-2021 um total de 1.283 cotas de bolsas, distribuídas para estudantes de 14 instituições de ensino e pesquisa do Estado. O valor da bolsa para estudante de iniciação científica corresponde a R$400, ao mês, por 12 meses.

Artigo anteriorMuseus disponibilizam passeios virtuais
Próximo artigo5 apps para facilitar os estudos para concursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui