Flor da Raflésia: A Maior Flor do Mundo

Rafflesia Arnoldii maior flor do mundo/ Foto: Divulgação

Existem algumas espécies de flores que chamam a atenção não pela beleza ou pelo perfume, mas pelo tamanho. Esse é o caso da Rafflesia arnoldii, conhecida como flor-monstro.

Essa flor é considerada uma das maiores do mundo e é encontrada nas florestas da ilha de Sumatra, na Indonésia. Alguns exemplares da Rafflesia arnoldii chegam a 1 metro de diâmetro e pesam mais de 11 quilos.

Foto: Reprodução/Internet

A flor é, na verdade, um parasita que retira nutrientes das raízes da árvore Tetrastigma. A flor-monstro não faz fotossíntese, não tem folhas, nem caule ou raiz.

Essa flor enorme pode demorar até um ano para desabrochar. Além do tamanho, essa flor chama a atenção por causa de seu odor. Ela cheira à carniça e é chamada de lírio-podre.

Foto: Reprodução/Internet

Assim, o alcance do odor é maior e conseqüentemente chama mais insetos”, afirma o botânico José Rubens Pirani, da USP. Mas o mesmo “perfume” que seduz as moscas afasta qualquer observador. Bem mais nobre é o nome científico, uma homenagem aos exploradores ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, que descobriram a flor em 1818 durante uma expedição em Sumatra.

Fonte: Site de curiosidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui