Fogo na França já ‘engoliu’ o equivalente a dez estádios

Foto: Reprodução

O reacendimento do incêndio em Landiras, em Gironda, França (que estava sob controlo desde que há um mês consumiu 13 mil hectares), está a mobilizar, esta quinta-feira, mais de mil bombeiros e obrigou a montar um perímetro de evacuação.


Mais de 10 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas, devido às chamas que se estendem ao longo de dois quilómetros de pinhal, e as autoridades não descartam que possa haver mais evacuações.

Grégory Allione, presidente da federação nacional de bombeiros de França, disse à RTL, que o incêndio estava a avançar “muito rapidamente” e descreveu-o como um “ogre, um monstro”.

De acordo com Allione, os bombeiros têm tido dificuldade em controlar as chamas devido às condições meteorológicas adversas a à zona em que o fogo lavra.

“É muito difícil, há árvores que têm entre 20 e 40 metros de altura, uma árvore de 20 metros é uma chama de 30 metros”, relatou Grégory Allione.

O presidente da federação de bombeiros diz ainda que este é um “mega incêndio” por três razões. “Primeiro, é um incêndio que se move de forma muito virulenta com um poder que raramente é visto ”, começa por descrever. “Em segundo lugar, impacta a vida social e económica onde influencia e terceiro ponto, tudo o que tradicionalmente podemos acionar em termos de meios aéreos é superado pelo poder do fogo”, detalha Grégory Allione.

De acordo com a RTL, a área consumida pelo incêndio em dois dias é de que 6.600 hectares, que representa o equivalente a 10 estádios de futebol.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anterior‘Corubão’ deve suspender shows em São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigoSIFAM assina protocolo de adesão ao comitê de combate à corrupção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui