
O Sindicato de Refeições Coletivas (Sinterc), fez uma Assembléia hoje (09), com os trabalhadores da cozinha da empresa Sodexo, unidade LG em Manaus, para definir o ‘calendário de folga’ dos funcionários da fábrica de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Conforme disse o presidente do Sinterc, Valdemi Santos, a decisão é válida para todas as cozinhas e vai atender todos os trabalhadores de empresas de refeições coletivas, cozinhas industriais, restaurantes, merenda escolar e onde houver uma cozinha com pessoas trabalhando no preparo de alimentação.

Valdemir lembra o modelo de ‘calendário de folga anual’ implantado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, no Distrito Industrial, que já vem embutido nas negociações coletivas. Ele garantiu que vai adaptar o modelo de forma que possa atender os trabalhadores da alimentação, em todo o Amazonas.
Até então, o Sinterc vinha aceitando e seguindo o calendário de folga das próprias cozinhas, das empresas tomadoras de serviços de refeição. Esse quadro começa a mudar com a aprovação do modelo a ser elaborado pelo Sindicato na assembléia dos trabalhadores da Soldexo.
De acordo com o sindicalista, o Sindicato de Refeições Coletivas atua em todo o Amazonas e está onde tem uma cozinha, seja em órgão público, em uma fábrica, escola ou penitenciária. “Onde tem uma cozinha, o Sinterc está desenvolvendo ações em benefícios dos trabalhadores”, conclui Valdemi.