FP vai acompanhar obras de portos e aeroportos no interior do AM

Deputado Adjuto Afonso/Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Amazonas, por iniciativa do deputado Adjuto Afonso, deverá criar uma Frente Parlamentar para acompanhar a construção e reforma de aeroportos e portos nos municípios amazonenses, a construção de novas hidrovias e a privatização da hidrovia do rio Madeira, objeto de requerimento encaminhado na manhã de ontem, terça-feira (19), após pronunciamento feito em defesa de sua ideia.
Adjuto Afonso já havia sinalizado a criação dessa Frente Parlamentar no último dia 14 de maio, quando retornou de uma viagem realizada ao Estado do Espírito Santo, em que participou da reunião como membro-diretor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).


“Na 19ª Conferência teremos uma palestra do ministro da Aviação Civil que vai justamente falar da construção de aeroportos no Brasil. Tivemos aqui semana passada um deputado do Rio Grande do Sul que falava sobre novos aeroportos que serão construídos e reformados no Brasil, onde o Amazonas está contemplado com vários. Nós precisamos saber em que situação estão esses aeroportos, aqueles que serão construídos, que serão reformados. Será necessária a criação dessa Frente Parlamentar pra que a gente possa acompanhar”, ressaltou.

Aeroportos e Hidrovias

O deputado citou como exemplo a região do Purus, onde está prevista a reforma de dois aeroportos: de Boca do Acre e Lábrea, assim como a construção de um aeroporto no município de Pauini. “Não temos dúvidas de que essa Frente fará esse acompanhamento, fará discussão junto aos órgãos competentes nos níveis federal e estadual e, da mesma forma que as hidrovias que precisamos construir no Estado do Amazonas, nós temos defendido aqui a construção da hidrovia do Purus, que ligará o Amazonas ao Acre”, disse ele.

O deputado Adjuto Afonso ressaltou a Audiência Pública realizada na noite de segunda-feira, 18, que tratou ainda da privatização de hidrovias no rio Madeira, a única hidrovia que liga o Amazonas a Rondônia. “Ontem o deputado Dermilson fez uma audiência que discutiu aqui com o Dnit e com a Fenavega, problemas dessa privatização.

Frente Federal

Adjuto Afonso explicou que outro fator estimulante para a criação da Frente Parlamentar Estadual é a existência de uma Frente em nível federal, que vai tratar da defesa dos portos, hidrovias e navegação no Brasil. “Vários deputados aqui do Amazonas vão participar, como a deputada federal Conceição Sampaio (PP). No dia 27 terá a primeira reunião em Brasília, na Câmara Federal, que vai tratar justamente dessa privatização, e não só a privatização do Madeira, mas certamente de outras hidrovias que existem no Brasil’.

Devolução de verbas

O deputado também falou sobre matéria divulgada na mídia local que abordou a devolução de recursos por parte do Governo do Estado pela não construção de portos no interior, e sugeriu convidar a Secretaria de Estado de Infraestrutura para expor na Casa Legislativa a situação atual dos portos no interior do Amazonas. “Nós precisamos ter essas informações até pra que a gente possa cobrar da nossa bancada”.

Por fim, o deputado ressaltou que a Frente Parlamentar será o expediente mais necessário para que se possa ter acesso mais rápido a informações no âmbito da construção de aeroportos, portos, novas hidrovias e privatização do Madeira, e sugere que a Frente seja composta por vários deputados da Casa independente de que comissões esses deputados participem.

Artigo anteriorForró Privilège do Lappa tem bandas de sucesso nesta quarta-feira
Próximo artigoBanco chinês fecha acordo de US$ 3 bilhões com a Petrobras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui