
Embora a eleição suplementar no município de Novo Airão esteja garantida por instrução do processo nº 11544 do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TREAM) ainda assim, o ex-prefeito Wilton Santos ingressou no TSE com pedido de tutela de urgência para retornar ao cargo e ao mesmo tempo, pede a suspenção da eleição suplementar no município.
Embora o presidente Luiz Fux tenha indeferido o pedido de liminar, mantendo a eleição para o próximo dia 28 de outubro e mantendo a inelegibilidade de Wilton Santos até o dia 30 de julho de 2024, ainda assim, ele convocou a militância do PSDB para a convenção partidária desse domingo (05), quando pretende escolher o candidato a prefeito e vice, na chapa do PSDB e apresentar propostas de coligações com outros partidos políticos.
Mesmo sabedor que está impedido de sair candidato a cargos eletivos, Wilton teima em manter-se acima de tudo e de todos, e promete sair candidato.

Marcado para esse sábado (04), MDB e PPS selarão a coligação para disputar a eleição suplementar em Novo Airão, em outubro, data que coincide com a realização do segundo turno das eleições para governador no Amazonas.
Além do MDP e PPS, PSB, Podemos e PCdoB se uniram para homologar os nomes dos empresários Frederico Junior (prefeito) e José Sales Baliza (vice) num evento que promete mobilizar maioria da população do município.
Está marcada também para esse domingo (05), a convenção do PRTB, que oficializará os nomes de Daniel Barros a prefeito e do sindicalista Joel Leal a vice, numa chapa puro sangue. Cogita-se nos bastidores da política de Novo Airão, que a convenção do PSDB pretende homologar a chapa Douglas Santos e Antônio Tiburtino, aliados incondicionais do prefeito cassado Wilton Santos.
Os principais candidatos
Os dois principais candidatos a prefeito vem apresentando um novo discurso para ganhar a simpatia popular. Frederico tem dado mostra que deverá seguir a linha progressista, através da qual poderá implementar medidas econômicas e sociais que melhore a condição de vida das comunidades, principalmente, com a geração de emprego e renda.
Como medida urgente-urgentíssima, Frederico deverá atualizar o salário dos servidores municipais, que estão sem reajuste desde 2016. “É o meu compromisso número um”, disse Frederico.
Até o momento, Daniel Barros ainda não apresentou uma proposta que despertasse a atenção do povo, ficando no figurativo político de coparticipante de um pleito que vem despertando a expectativa de um povo que deseja saber as propostas de todos os concorrentes, para tirar o município do buraco.
Por ouro lado, Se for candidato, Douglas tentará usar o nome do pai Wilton Santos para surpreender na eleição, apesar de ainda não ter apresentado nenhuma proposta para o município.