
A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), instituição do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está realizando neste mês de junho uma série de cursos e capacitações na área de Hanseníase, para capital e municípios do interior do Amazonas. O objetivo é aprimorar e qualificar ainda mais o atendimento às pessoas portadores da doença, na rede publica de saúde. Além dessas atividades, a convite da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a instituição amazonense está ministrando um curso de capacitação no Equador.De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Helder Cavalcante, o curso de capacitação levado à cidade de Guayaquil, no Equador, tem como ênfase a prevenção às incapacidades associadas à Hanseníase. O público-alvo são profissionais que trabalham no Programa de Controle de Hanseníase naquele País. “A Fuam é um Centro Colaborador da OPAS/Organização Mundial de Saúde para Ensino, Pesquisa e Controle da Hanseníase para as Américas. Sistematicamente, a Fundação treina in loco os profissionais ou recebe-os, aqui em Manaus, para treinamento”, destacou o diretor-presidente. O curso teve início no último dia 9 e se estenderá até o dia 20 deste mês.
No decorrer desta semana (15 a 19), a Fuam está realizando, também, o Curso de Baciloscopia, para profissionais de laboratórios, que desenvolvem seus trabalhos na rede de saúde do Amazonas. É o segundo curso sobre o tema realizado pela Fundação neste semestre, voltado aos profissionais de nível superior da área. No primeiro dia de treinamento, os profissionais são orientados sobre Hanseníase – sinais e sintomas, tratamento e situação epidemiológica, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial; tratamento e efeitos adversos. A partir da segunda aula recebem capacitação prática de laboratório, com a finalidade de conhecer e aplicar técnicas de processamento e coloração utilizada no laboratório de Baciloscopia da Hanseníase e conhecer os exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico da doença.
No início do mês (entre os dias 08 a 12), o Departamento de Ensino e Pesquisa da Fuam já havia realizado o Curso Básico de Hanseníase para técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede de Saúde do Estado. Foram abordados no conteúdo do curso, todos os passos do tratamento da doença.