FUAM realiza programação de capacitações na área da Hanseníase


A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), instituição do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está realizando neste mês de junho uma série de cursos e capacitações na área de Hanseníase, para capital e municípios do interior do Amazonas. O objetivo é aprimorar e qualificar ainda mais o atendimento às pessoas portadores da doença, na rede publica de saúde. Além dessas atividades, a convite da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a instituição amazonense está ministrando um curso de capacitação no Equador.De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Helder Cavalcante, o curso de capacitação levado à cidade de Guayaquil, no Equador, tem como ênfase a prevenção às incapacidades associadas à Hanseníase. O público-alvo são profissionais que trabalham no Programa de Controle de Hanseníase naquele País. “A Fuam é um Centro Colaborador da OPAS/Organização Mundial de Saúde para Ensino, Pesquisa e Controle da Hanseníase para as Américas. Sistematicamente, a Fundação treina in loco os profissionais ou recebe-os, aqui em Manaus, para treinamento”, destacou o diretor-presidente. O curso teve início no último dia 9 e se estenderá até o dia 20 deste mês.

 
No decorrer desta semana (15 a 19), a Fuam está realizando, também, o Curso de Baciloscopia, para profissionais de laboratórios, que desenvolvem seus trabalhos na rede de saúde do Amazonas. É o segundo curso sobre o tema realizado pela Fundação neste semestre, voltado aos profissionais de nível superior da área. No primeiro dia de treinamento, os profissionais são orientados sobre Hanseníase – sinais e sintomas, tratamento e situação epidemiológica, diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial; tratamento e efeitos adversos. A partir da segunda aula recebem capacitação prática de laboratório, com a finalidade de conhecer e aplicar técnicas de processamento e coloração utilizada no laboratório de Baciloscopia da Hanseníase e conhecer os exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico da doença.

No início do mês (entre os dias 08 a 12), o Departamento de Ensino e Pesquisa da Fuam já havia realizado o Curso Básico de Hanseníase para técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede de Saúde do Estado. Foram abordados no conteúdo do curso, todos os passos do tratamento da doença.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui