Funai deverá concluir demarcação da Terra Indígena Pwarachi Kuema Kokama

Reprodução/Internet

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deverá retomar o processo de demarcação das terras ocupadas pela comunidade indígena Pwarachi Kuema Kokama, em Santo Antônio do Içá (a 1.200 quilômetros de Manaus). A determinação da Justiça Federal foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF).


O órgão deve cumprir todos os atos de sua competência, além de apresentar cronograma das fases necessárias à conclusão da demarcação em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 10mil. Na ação, o MPF pede que a União e a Funai adotem providências administrativas e judiciais necessárias à demarcação física da Terra Indígena Pwarachi Kuema Kokama. Isso porque, o processo administrativo para demarcação da terra indígena foi iniciado em 2021, mas encontra-se parado na etapa inicial. De acordo com a ação, a Funai ainda não começou a aplicação dos estudos de qualificação nas aldeias da região.

A Justiça Federal determinou, ainda, que a Funai respeite os prazos previstos no Decreto nº 1.775/96 no cumprimento de todos os atos posteriores do procedimento administrativo de demarcação, no âmbito de sua competência.

Artigo anteriorDiogo Almeida e Vilma escolhem três duplas como alvos para o 2º Paredão do BBB 25
Próximo artigoNa Escócia, quem quiser comprar ou adotar cães terá que assinar termo de compromisso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui