FVS confirma segundo caso “importado” de Chikungunya, em Manaus

Segundo caso confirmado pela FVS, em Manaus/Foto: Arquivo
Segundo caso confirmado pela FVS, em Manaus/Foto: Arquivo
Segundo caso confirmado pela FVS, em Manaus/Foto: Arquivo

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou ontem (11) que exames laboratoriais realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, confirmaram a ocorrência do segundo caso “importado” da febre chikungunya, em Manaus. Desta vez, a paciente é brasileira, residente na Guiana que esteve visitando a capital amazonense, já tendo retornado ao seu país onde vive.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a paciente já chegou na cidade com os sintomas crônicos da doença. “Ela foi identificada pelo o monitoramento do Distrito de Saúde Zona Sul (DISA), com o quadro clínico clássico da doença já instalado. No histórico consta que ela já estava doente há mais de 30 dias e havia contraído o vírus no país onde reside, que enfrenta uma epidemia da doença”, disse Bernardino.


O primeiro caso importado de chikungunya, em Manaus, foi o de uma mulher venezuelana, que veio à cidade visitar parentes. O caso foi confirmado pelo IEC no dia 3 deste mês. Bernardino destacou que, nos dois casos, antes mesmo da confirmação da doença, todas as medidas preventivas foram adotadas para evitar a disseminação do vírus. “Por se tratar de um vírus novo, a população é altamente suscetível à doença e por isso não podemos perder o tempo oportuno esclarece.

Durante esta semana, a FVS está promovendo um encontro com coordenadores do Programa de Controle da Dengue, Departamento de Vigilância Epidemiológico e Atenção a Saúde, dos 37 municípios prioritários do Amazonas, com o objetivo de alinhar o Plano de Resposta à Introdução do Vírus do Chinkungunya no Estado. O evento acontece durante todo o dia no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), situada na Av. Darcy Vargas, s/n.

Artigo anteriorPMDB e SD formam bloco para disputar presidência da Câmara
Próximo artigoIngressos para Flamengo x Vitória na Arena começam a ser vendidos hoje (12)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui