

A partir de hoje, quinta-feira (11), a Galeria do Largo, no Largo São Sebastião, no centro e Manaus, recebe a exposição “Olhar que te olha”, de autoria da fotógrafa Dani Cruz, cuja abertura acontece às 19h00, seguindo até o dia 11 de setembro, com visitações de terça a domingo, das 13h00 às 19h00, com entrada gratuita.
Segundo a fotógrafa, a exposição se iniciou com um convite de uma amiga escritora que mora na Áustria e a convidou para expor suas fotos na apresentação de seu livro no Brasil. O projeto foi ganhando forma e crescendo por si só, na busca por olhares conhecidos e desconhecidos. “Mergulhei fundo na procura por decifrar o verdadeiro ser humano por trás da aparência e fiquei encantada com essa experiência, pelas histórias que eu ouvi e senti, e vi que um olhar transmite muitas coisas, mas é preciso olhar com os olhos de um cego que, ao não enxergar, consegue sentir a essência do próximo”, afirma.
O curador da exposição, professor Otoni Mesquita, ressalta que o trabalho da fotógrafa é delicado, no qual a autora descobre e dialoga com transeuntes e amigos, cujos olhares captados pela câmera podem revelar histórias e sensações dos contatos. “A exposição é um exercício expressivo que define escolhas e determina recortes. A Dani ensaia maneiras de recuperar, pelo olhar, histórias de pessoas que passam na paisagem local. O conjunto dessas fotografias pode ser interpretado como a afirmação de que cada um olha, de forma particular, porque cada um de nós carrega no olhar a própria história de vida”.