Campanha de combate às queimadas, ‘Diga não ao fogo’, prossegue no interior do AM

Equipes da Semma e Ipaam visitam as cidades/Foto: Divulgação
Equipes da Semma e Ipaam visitam as cidades/Foto: Divulgação
                         Equipes da Semma e Ipaam visitam as cidades/Foto: Divulgação

Após a realização da campanha educativa “Você também é responsável – Diga não ao fogo”, nos municípios de Itacoatiara, Urucurituba, Caapiranga e na sede de Iranduba, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, encerrou ontem (10), a campanha no município de Autazes, de onde a equipe segue para o município de Manaquiri, município que recebe hoje, a campanha, prosseguindo até amanhã, sexta-feira (12).
Os municípios, através de suas secretarias de Meio Ambiente, estão formando seus comitês para prevenção, controle e combate às queimadas, a partir do trabalho iniciado pelo Ipaam e Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema).


As atividades são realizadas na área urbana e na área rural, onde a campanha educativa já percorreu as comunidades rurais Itapeaçu (Urucurituba), Canaçari, Vila de Novo Remanso e Vila do Engenho (Itacoatiara), Vila de São José e Maloca (Caapiranga) e Acará Grande e São Sebastião do Taboca (Autazes).

Amanhã, sexta-feira (12), e no sábado (13), outra equipe do Ipaam estará no município de Rio Preto da Eva, onde os comunitários se reunirão na comunidade do Castelão, do Projeto de Assentamento Iporá, zona rural. Também na próxima sexta-feira, uma equipe composta de técnicos da Sema e do Ipaam farão a campanha em Cacau Pirera. Nos dias 18 e 19 deste mês, a equipe estará em Novo Airão.

Conscientização – O objetivo é sensibilizar a população para os riscos, problemas à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente. O trabalho de educação ambiental consiste em palestras nas áreas urbanas e rurais com líderes comunitários, professores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, com distribuição de material educativo, como cartazes e panfletos, distribuídos em feiras, empreendimentos comerciais, escolas, instituições governamentais e não governamentais.

Plano de queimadas – Além de desenvolver atividades com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em cada município, o Ipaam tem a participação dos parceiros no Plano de Queimadas, que são: Sema, Sepror, Idam, Polícia Militar/Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, Defesa Civil do Amazonas, Seduc, Susam, FVS, secretarias municipais de Educação e voluntários nos municípios.

Artigo anteriorGaleria do Largo São Sebastião recebe a exposição ´Olhar que te olha´
Próximo artigoPF apreende droga avaliada em quase 12 milhões de reais, no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui