Gedeão Amorim realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro

Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM

Integrantes de grupos folclóricos novos e tradicionais da cidade de Manaus participaram da solenidade alusiva ao Dia do Folclore Brasileiro, proposta pelo Vereador Professor Gedeão Amorim (MDB), que aconteceu na tarde desta quinta-feira (22/8) no auditório Zany dos Reis, da Câmara Municipal de Manaus. Durante a solenidade o vereador entregou Diplomas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados em prol da cultura e da sociedade manauara aos representantes e participantes de 21 grupos de diversas zonas da cidade.

Como presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (COMCPH) da Câmara Municipal de Manaus, Gedeão Amorim enfatizou a importância de realizar a solenidade para homenagear os grupos que desenvolvem atividades folclóricas, destacando que não são apenas festas em uma estação do ano, mas uma celebração como forma de homenagear o passado e sinalizar o futuro, promovendo a cultura e movimentando diversos setores da sociedade como a economia e o turismo.

“Nós fizemos uma solenidade muito prestigiada e reunimos representantes de muitas agremiações, que desenvolvem as atividades folclóricas com seus participantes e foi uma festa fantástica. Esta festa teve por objetivo reconhecer a importância deste pessoal, fazer uma espécie de visitação histórica ao folclore brasileiro em um dia de muitas homenagens e a certificação das agremiações como um todo” disse.

O vereador destacou ainda, que o evento garantiu maior aproximação dos grupos ao poder público ao contar com a participação do secretário Municipal de Cultura, Bernardo Monteiro, que na ocasião prestou esclarecimento aos convidados sobre o festival folclórico da cidade de Manaus.

Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM

“Neste evento atingimos o objetivo que é garantir melhores condições para o desenvolvimento destas atividades para o próximo ano, sob a gestão da prefeitura municipal de Manaus na pessoa do prefeito Arthur Neto, que tem dado todo o apoio à Manauscult. Foi um evento maravilhoso e se nós já temos um volume considerável de boas atividades com o folclore de Manaus, no ano que vem será muito melhor” afirmou o vereador.

Para Bernardo Monteiro reunir representantes de tantas expressões culturais em um evento de reconhecimento na Câmara Municipal, torna-se algo positivo para o município de Manaus.

“É muito expressiva a iniciativa do Vereador Professor Gedeão onde a gente consegue reunir aqui na Câmara Municipal de Manaus, que é justamente a casa do povo, representantes das mais variadas expressões da cultura popular desde o cacetinho até quadrilhas, cirandas e danças internacionais nesse dia tão importante que é o dia do folclore. Hoje várias manifestações acontecem em diversos locais de Manaus e eu vejo todo esse movimento como muito positivo” declarou o secretário.

Maria de Fátima Lima da Silva, 61, líder do tradicional ‘Cacetinho de Tefé’, grupo criado na Vila Caiçara em 1979 e conta com cerca de 30 participantes, os quais realizaram uma apresentação durante a solenidade e foram alguns dos homenageados no evento, agradeceu o reconhecimento dado ao folcloristas.

“Foi uma brilhante iniciativa do vereador Professor Gedeão, pra mim foi o dia mais feliz da minha vida, pois durante 40 anos de festival nunca tivemos uma homenagem como a que foi realizada, foi muito bonita, eu gostei e todo mundo gostou. Meus amigos e familiares me ligaram parabenizando pela iniciativa do professor, gostei de receber o diploma ele vai para a minha parede” declarou a experiente folclorista.

Fonte: CMM


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui