Governo do AM lança edital para aquisição de alimentos da agricultura familiar

Foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima lançou o edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o biênio 2020/2021, que destinará R$ 8,5 milhões à compra de produtos da agricultura familiar no Amazonas. O orçamento, disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, é o dobro do repassado ao Estado do Amazonas no biênio anterior e o maior da região Norte.

Em Autazes, o governador entregou quatro ramais e um caminhão baú para o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), beneficiando o setor primário do município. “Além da questão dos ramais, nós estamos fazendo a entrega de um caminhão, que é para ajudar no escoamento dessa produção, e também estamos lançando o edital para aquisição de produtos da agricultura familiar, e qualquer agricultor pode fazer sua inscrição para poder vender para o estado. O agricultor pode plantar, que o estado vai comprar”, afirmou Wilson Lima.

O PAA trabalha com foco no incentivo à produção rural da agricultura familiar e na assistência a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da doação dos alimentos adquiridos a entidades cadastradas. O novo edital estará disponível no site www.sepror.am.gov.br a partir de segunda-feira (29/06).

Foto: Diego Peres

Beneficiados – De junho de 2019 até junho deste ano, foram distribuídas 1.780 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar, com a participação de 616 produtores de 55 municípios do estado, beneficiando 89 instituições socioassistenciais que atendem 110 mil pessoas.

De acordo com o coordenador estadual do programa, Tânis Castro, mais municípios poderão receber o benefício, aumentando o número de pessoas atendidas pela iniciativa.

“A perspectiva é de nós atingirmos os 62 municípios do estado, incluirmos até 1.295 agricultores e processarmos a aquisição de produtos em cerca de 3.600 toneladas. Na questão da inclusão das entidades, pretendemos estar com cerca de 200 entidades das redes socioassistenciais em todo o estado, beneficiando no mínimo 180 mil pessoas em vulnerabilidade social”, afirmou Tânis.

Novas aquisições – Durante o biênio 2019/2020, foram adquiridos 32 itens da agricultura familiar, entre frutas e verduras. Nesta nova etapa, serão feitas aquisições de 48 itens, sendo que haverá a compra de novos produtos, dentre os quais o pescado e produtos já processados, todos de origem da agricultura familiar.

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos consiste na compra especial diretamente do produtor familiar, incentivando a prática da agricultura e a produção rural, e gerando emprego e renda. Uma das modalidades do programa é a Doação Simultânea, por meio da qual os alimentos adquiridos são entregues para as entidades beneficentes do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui