Governo do Amazonas aprova orçamento para o Programa ´Todos pela Vida´

Orgãos envolvidos no Programa participam de encontro/Foto: Vitor Souza

Aprovado pelo governador José Melo, na última quarta-feira (23), o orçamento do “Todos Pela Vida”, programa transversal criado para combater a violência e promover ações de cidadania, sobretudo de valorização da vida, cujos recursos, de aproximado de R$ 21 milhões, serão aplicado na execução de várias ações articuladas por diversos órgãos estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
O Programa atuará nas áreas da Cultura, Educação, Cidadania, Esporte, Segurança e Meio Ambiente, com atividades nas escolas estaduais aos finais de semana, prestando os serviços demandados pela comunidade. “Vamos atender a população com todos os serviços do Estado na área de Educação, Saúde, Segurança e Entretenimento. Este Programa será uma espécie de guarda-chuva de proteção às famílias e à juventude”, disse José Melo.


Orgãos envolvidos no Programa participam de encontro/Foto: Vitor Souza

Previsto para iniciar em abril, o projeto-piloto do programa será realizado no bairro Jorge Teixeira (zona leste) que, desde 2011, é o bairro mais violento de Manaus, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Posteriormente, a iniciativa irá se estender para os demais bairros e municípios onde os índices também são alarmantes.

A primeira-dama do Estado e Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Edilene Gomes de Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Vamos mobilizar toda a comunidade com atividades culturais, esportivas e de cidadania através do ‘Todos Pela Vida’. O programa vem sendo maturado pela equipe de profissionais e já temos um mapeamento das demandas sociais de cada região da cidade para atuar de forma direcionada. Isso será fundamental para o êxito porque permitirá que se desenvolvam ações específicas, ou seja, se em um lugar temos uma demanda grande de DSTs, a prevenção será trabalhada com maior força. O ‘Todos pela Vida’ é o sonho do governador José Melo e vai chegar com força para combater a violência com atividades que apostam  no futuro da juventude amazonense”, disse a presidente de honra do FPS, primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira.

O “Todos Pela Vida” tem como foco as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do acesso precário dos serviços públicos. A meta estratégica é contribuir para a redução da violência letal intencional no Estado em 20% até 2019, ampliando a interação entre entes públicos e comunidade.

Estudo, diagnóstico e prática – O grande diferencial do Programa é a realização do diagnóstico em cada bairro. “Durante um ano, foi realizado um estudo por uma equipe multidisciplinar dentro do bairro Jorge Teixeira, onde ouvimos o que aquela comunidade queria, na política pública, na Educação, na Saúde, na Assistência Social, na questão do Esporte e da Cultura. O Programa foi montado a partir do diagnóstico levantado”, explica a secretária da Seas, Regina Fernandes.

Para estruturar o Programa, serão criados nos bairros os Núcleos Integrados de Proteção Social (NIPs), que servirão como equipamentos públicos de base local, nas áreas de maior registro e concentração de mortes violentas. “Hoje, foi aprovado o orçamento. A partir de agora, nós temos ferramentas para monitorar o cumprimento das metas diariamente. O próximo passo são as reuniões com os órgãos para os ajustes necessários e, assim, iniciarmos as atividades. Para nós da Assistência Social é um momento importantíssimo. Como a Seas foi escolhida para coordenar o programa, este é um momento singular”, declara Regina Fernandes.

Artigo anteriorProuni: Selecionados na 2ª chamada têm até hoje para comprovar dados
Próximo artigoGrupos de estudantes causam tumulto na Câmara Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui