TCEAM
Início Amazonas Governo do Estado cria gabinete do setor primário para diminuir impactos da...

Governo do Estado cria gabinete do setor primário para diminuir impactos da estiagem

Foto: Divulgação

Para diminuir os impactos da estiagem, o Governo do Amazonas criou nesta terça-feira (19/09), um gabinete unificado para gerenciar todos os levantamentos que evidenciam o período de seca no Amazonas, voltado para o setor primário. Fazem parte da ação representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Agropecuário Florestal e Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

O gabinete segue as diretrizes do decreto do dia 12 de setembro, que declara Situação de Emergência Ambiental em municípios das regiões sul do Amazonas e Metropolitana de Manaus, atendendo ao plano de ação estadual para a Operação Estiagem 2023. As ações têm estimativa de investimentos de R$ 100 milhões e envolvem cerca de 30 órgãos da administração direta e indireta do Estado.


Foto: Divulgação

“Nós apresentamos o nosso plano de ação em apoio aos municípios atingidos pela estiagem e decretamos Situação de Emergência Ambiental em municípios do sul do Amazonas e da Região Metropolitana de Manaus. Esse gabinete será responsável por reunir todas as informações das regiões que poderão ser afetadas, neste período de seca, de acordo com relatórios da Defesa Civil e demais órgãos”, pontuou o governador Wilson Lima.

Atuação do Sistema Sepror

O Sistema Sepror vem buscando desenvolver, fomentar e incentivar a produção agropecuária. “Criamos agora um gabinete emergencial, justamente para fortalecermos as ações do Plano de Estiagem que foi lançado pelo governador Wilson Lima. Nosso objetivo é acompanhar de perto os produtores, para termos informações mais precisas, pensando naqueles produtores que têm projetos financiados junto à Afeam, que a gente possa prorrogar essas parcelas; e, também, pensando naqueles produtores que possam ter perdas na sua produção”, comentou o secretário da Sepror, Daniel Borges.

No período de estiagem, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Secretaria vai adquirir alimentos da agricultura familiar. Serão investidos R$ 4 milhões, metade do valor total do edital 2023/2024, lançado em agosto pelo Governo do Amazonas.

Foto: Divulgação

Esse investimento, destinado pelo Governo Federal, servirá para a compra de mais de 800 toneladas de produtos dos principais municípios afetados pela estiagem.

Compra de alimentos pela ADS

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) vai realizar a compra e o fornecimento de alimentos por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF).

A previsão de aquisição será efetuada mediante ao orçamento liberado e às demandas apresentadas pelos municípios.

Foto: Divulgação

Além do PAF, a ADS também vai realizar a antecipação do pagamento das seguintes subvenções: Juta e Malva, Pirarucu, Borracha e Piaçava.

Assistência Técnica

O Idam vai disponibilizar equipes técnicas para realização de levantamento de perdas e distribuição de insumos, elaboração de Crédito Emergencial e Renegociação de Dívidas, junto à Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), além de veículos para apoio das ações de estiagem.

Defesa Agropecuária

Em novembro deste ano, a Adaf inicia a 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em oito municípios (Barcelos, Carauari, Juruá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira e Tapauá) e está vigente até novembro a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a brucelose em todo o estado, além da campanha de atualização cadastral de rebanhos.

O diretor-presidente da autarquia, José Omena, informa que, caso a Adaf verifique que os produtores encontram dificuldade para cumprir prazos dos programas geridos pela agência, avaliará a possibilidade de prorrogar os prazos.

Artigo anteriorSenado aprova PL que agiliza análise de propostas de PPB para a instalação de empresas no PIM
Próximo artigoAlunos de zumba são baleados e um homem acaba morto no Alvorada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.