Governo do Pará promete nova ponte sobre o rio Moju em 180 dias

Nova ponte vai substituir a terceira da Alça Viária, que desabou após colisão de balsa - Foto: Reprodução

Uma nova ponte sobre o rio Moju para substituir a terceira da Alça Viária, que desabou no dia 6 abril, deve ser construída nos próximos 180 dias, de acordo com o Governo do Pará. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) assinou contratos emergenciais para prestação desse e de outros serviços na região afetada pela queda da ponte, na manhã desta quarta-feira (17).

Entre as principais ações a serem executadas estão a construção de uma nova ponte, com a readequação do canal de navegação do Rio Moju; gerenciamento, fiscalização e inspeção no local; remoção dos escombros submersos; a construção de rampa e desvio de acesso no leito do Rio Moju e conservação da Vicinal Quilombola.

“Depois das reuniões, procuramos 20 empresas, com expertise e reconhecimento nacional, para nos apresentarem propostas até a última segunda (15). Neste dia, recebemos seis propostas e fizemos uma espécie de disputa, mesmo que tenha ocorrido o processo com dispensa de licitação. À empresa vencedora eu deixo um recado: espero que não tenhamos surpresas negativas com o não cumprimento do prazo. Estamos assegurando que não faltarão os recursos necessários”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O prazo para execução das ações, que acontece na região da PA-483, é de seis meses. “É importante a agilidade para que possamos restabelecer a normalidade no fluxo de pessoas como também da produção do nosso estado”, ressaltou Helder.

Nova ponte vai substituir a terceira da Alça Viária, que desabou após colisão de balsa – Foto: Reprodução

Aplicativo

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) passa a disponibilizar um aplicativo para os usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena, para auxiliar com informações a quem precisa e depende do serviço de balsas e lanchas. O programa já disponível para Android e até a próxima sexta-feira (19).

Terceira ponte da Alça Viária

Parte de uma ponte do complexo Alça Viária caiu na madrugada de 6 de abril no Rio Moju, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém. O rompimento ocorreu devido a uma balsa que teria batido em um dos pilares da ponte, que é a terceira da Alça Viária, no quilômetro 48 da rodovia estadual.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui