Governo entrega equipamentos de combate às queimadas

FOTO: José Narbaes/IPAAM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), fará a entrega de equipamentos de combate a queimadas, nesta quinta-feira, 14, ao Corpo de Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A solenidade será realizada às 9h, no Parque Estadual Sumaúma, no bairro Cidade Nova 1, na zona norte, onde também está instalado o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA)


Na ocasião, também serão entregues kits com cartazes, folders entre outros materiais de sensibilização e educação ambiental da campanha contra queimadas “Diga não ao fogo. Você também é responsável” aos representantes de municípios do interior.

De 1° de janeiro a 11 de setembro de 2017 foram registrados 10.457 focos de calor no Amazonas. Apuí (1.840), Lábrea (1.420), Manicoré (1.264), Novo Aripuanã (1.188), Canutama (452), e Boca do Acre (448) lideram o ranking de queimadas no Estado. Em 2016, no mesmo período, foram registrados 7.836 focos de calor. Lábrea (1.434), Boca do Acre (875) Apuí (644), Barcelos (615), Manicoré (603) e Novo Aripuanã (411) foram os municípios que mais registraram focos de calor. Na comparação dos dois anos, houve aumento de 33,45%.

Foto: José Narbaes/IPAAM

Entre os materiais que totalizam R$ 265 mil estão moto bombas, roçadeiras motorizadas, motosserras, luvas de vaqueta, cantis, capacetes, lanternas, óculos de proteção, enxada, facões, foices, machados, ancinhos, pás, abafadores, mochilas, entre outros.

Os equipamentos serão utilizados para equipar brigadas de incêndios formadas pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Sema e os municípios do interior. A iniciativa integra a série de ações de sensibilização que estão sendo realizadas desde janeiro deste ano no interior por uma equipe itinerante com servidores da Sema, Ipaam e Corpo de Bombeiros. Entre as ações estão palestras, estabelecimento de pactos locais, por meio de termos de cooperação com os municípios, prevenção e controle de queimadas, capacitação de técnicos e agricultores em práticas que reduzam queimadas nas atividades agropecuárias, além da formação de novas brigadas de combate a incêndio, principalmente nos municípios da região do Sul.

Artigo anteriorVenezuelano é preso suspeito de fornecer armas de guerra para facção
Próximo artigoIranduba recebe Ação Integrada de Cidadania

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui