Governo incentiva produção sustentável de artesanato a partir de planta amazônica

Foto: Reprodução

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), está realizando o acompanhamento técnico do Projeto Educacional de Design de Artesanato e Desenvolvimento Sustentável na comunidade Vila Ecológica Céu dos Estorrões, em Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus).


As peças artesanais são produzidas com fibra vegetal retirada da folha da palmeira, e o trabalho é organizado pela Associação de Apoio ao Agroextrativismo de Ipixuna.

Foto: Divulgação/Idam

O projeto é resultado do edital 2020 do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). As atividades contam também com o apoio da Igreja do Santo Daime no município, Instituto Viçosa-MG e Instituto Nova Era de Ribeirão Preto-SP.

Foto: Divulgação/Idam

O trabalho com artesanato iniciou em 2018 e atende 43 associados, beneficiando direta e indiretamente cerca de 35 famílias. Entre os produtos confeccionados estão maracas, terços, linhas do tucum e pulseiras.

Para o gerente do Idam em Ipixuna e diretor técnico do projeto, Valdécio Gomes, a comunidade é bastante integrada com a natureza e atividades voltadas à sustentabilidade.

“O projeto é de extrema importância para gerar renda às famílias e ajudar na prática da agricultura familiar. Para isso, o Idam faz todo o acompanhamento técnico para apoiar o fortalecimento do projeto”, destacou.

Até 2019, parte da produção de artesanato era vendida a varejo dentro da comunidade, que tem dois eventos anuais ligados ao turismo ecológico e religioso.

Artigo anteriorTraficante morre após atirar contra a ROCAM no beco Mossoró em Petrópolis
Próximo artigoAmazonense com doença rara pede ajuda para tratamento na Espanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui