Governo, Prefeitura e Águas de Manaus assinam termo para obras de saneamento básico

Foto: Divulgação

A Águas de Manaus assinou, na manhã dessa terça-feira (16), o Termo de Cooperação Técnica para execução de obras de saneamento básico em Manaus. O objetivo é acompanhar o crescimento da cidade, garantindo água para toda população, além de ampliar o esgotamento sanitário, com a implantação de redes coletoras e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz.


A iniciativa é uma parceria da concessionária com a Prefeitura de Manaus e com o Governo do Estado do Amazonas. Na manhã desta terça, o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram presentes no evento de assinatura do termo, juntamente com os representantes de diversos órgãos do Estado e Município.

Uma das principais entregas do termo de cooperação técnica é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz. Ela será erguida na alameda Vitória, no bairro da Raiz, zona Sul da cidade. A previsão é que as atividades iniciem no segundo semestre de 2023 e sejam divididas em quatro fases.

Foto: Divulgação

A estação terá capacidade de tratar mais de 31 milhões de litros de esgoto por dia, dando a destinação correta aos efluentes e evitando que eles sejam despejados diretamente na natureza, beneficiando mais de 215 mil pessoas na cidade.

Além da ETE, o sistema de esgotamento sanitário, que compreende trechos do Prosamim entre as zonas Leste e Sul da cidade, receberá mais de 60 quilômetros de rede coletora que serão construídos pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), nos bairros que compõem a bacia do Igarapé do 40, como Japiim, Comunidade da Sharp e Distrito Industrial.

Investimentos

A obra da ETE Raiz faz parte dos investimentos previstos pela Águas de Manaus no sistema de esgotamento sanitário para 2023. A empresa deve investir mais de R$ 140 milhões neste ano no serviço de esgotamento sanitário.

A atual estrutura de esgoto administrada pela concessionária engloba aproximadamente 900 quilômetros de redes de coleta e 84 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) em operação.

Foto: Divulgação

Trabalho conjunto

A parceria entre as iniciativas privada e pública tem proporcionado avanços no saneamento de Manaus, também se destacando pelo olhar diferenciado para a população vulnerável.

“Nós avançamos para 26% de cobertura de esgoto na cidade de Manaus. Na distribuição de água, já temos 99% (da população), fruto do trabalho da Águas de Manaus. Após o trabalho em parceria, ampliamos o número de famílias alcançadas pela Tarifa Manauara. Nós insistimos, ainda caberia fazer mais, e lançamos a Tarifa 10. Temos o maior índice do Brasil de pessoas alcançadas pela tarifa social”, afirma o prefeito de Manaus, David Almeida.

“Hoje, nós acabamos de assinar um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura e também com a Águas de Manaus para a área de intervenção do Igarapé do 40, que vai desde a Comunidade da Sharp até o bairro da Cachoeirinha, onde estamos fazendo um trabalho de reassentamento daquelas famílias. Isso faz com que a gente aumente o percentual de tratamento de esgoto na cidade de Manaus, o que representa melhoria na saúde. Vamos ter menos pessoas procurando os postos de saúde, principalmente crianças e idosos”, destaca Wilson Lima, governador do Estado do Amazonas.

O diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, destacou que investir em saneamento é pensar na sociedade como um todo.

“Quando a gente fala de saneamento nós estamos falando que é prevenção sobre saúde corretiva. É agir na ponta, é agir para não proliferar doenças. Com certeza o saneamento é o maior investimento que pode ser feito para o meio ambiente, para a garantia do futuro do meio ambiente”, ressaltou Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus.

 

Artigo anteriorAumento do subsídio dos vereadores de Tapauá está suspenso
Próximo artigoSeap realizam transferência de 15 detentos de Rio Preto da Eva para Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui