
Eleitores que forem ao local de votação de ônibus terão gratuidade no serviço. A medida entrou em vigor às 4h e encerra às 18h de hoje (6).
A gratuidade valerá para o primeiro turno das eleições municipais, realizado neste domingo (6) e para um eventual segundo turno, marcado para o próximo dia 27. O benefício é válido apenas para usuários de ônibus do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
O objetivo da gratuidade nos dias de votação é evitar abstenções do eleitorado e incentivá-los a votar. O transporte gratuito dos eleitores é regulamentado tanto pela Lei 6.091/1974, quanto pela Resolução 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 1.150 ônibus deverão circular neste domingo, e a medida se repetirá no segundo turno, caso seja necessário. Não está prevista a interdição de ruas nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.