Greenpeace Brasil encontrou mais de 170 escavadeiras em terras indígenas

Foto: Reprodução/Internet

Escavadeiras foram encontradas nas terras indígenas Yanomami, Kayapó e Munduruku pela organização não governamental (ONG) Greenpeace Brasil. Ao todo, 176 escavadeiras estavam nos garimpos ilegais.


Cada equipamento deve custar mais de R$ 700 mil. A maior parte das escavadeiras está na terra Kayapó, que é alvo de disputas por parte de madeireiros e da siderurgia.
As máquinas encontradas começaram a ser vistas na Terra Yanomami a partir do segundo semestre do ano passado. Quatro delas foram achadas em uma estrada clandestina. Perto do local, vive um grupo de indígenas em isolamento voluntário.

Especialistas apontam constantemente a relação entre a atividade do setor mineral e o desmatamento, e os números confirmam o fato. No intervalo entre outubro de 2018 e dezembro de 2022, por exemplo, o desmatamento resultante do garimpo ilegal na TI Yanomami subiu 309%, de acordo com levantamento elaborado pela Hutukara Associação Yanomami. Em dezembro de 2022, a área devastada era de 5.053,82 hectares, ante 1.236 hectares detectados no início do monitoramento.

Artigo anteriorTCE emite nota para orientar gestores com encaminhamento de informações previdenciárias
Próximo artigoRio Negro apresenta uma subida lenta em comparação aos anos anteriores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui