

A versão final do Edital de Credenciamento Público para Fomento aos Grupos Folclóricos, documento referente ao 59º Festival Folclórico do Amazonas, foi aprovado em reunião realizada na noite desta terça-feira, dia 6, no Cine Teatro Guarany, entre o Governo do Estado, por meio do titular da Secretaria de Cultura, Robério Braga, e agentes culturais e grupos folclóricos. O edital deverá ser publicado nos próximos dias.
Entre os critérios definidos no quarto e último encontro estão o número total de grupos que irão participar do edital (66 no total, sendo 63 grupos folclóricos e 3 bois bumbás) e a data do início do festival, que será realizado pelo Governo e também Prefeitura de Manaus, marcada para o dia 4 de julho, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia.
Pelo edital, os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, farão o credenciamento para concorrer às cotas de patrocínio que o Governo do Estado vai dispor para a promoção da festa, que reúne dezenas de comunidades e milhares de brincantes, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, com entrada gratuita.
“A reunião foi excelente, recebemos muitas contribuições, avançamos e encerramos o processo, com uma ampla participação democrática, aberta, franca, leal, sincera, construtiva, com todos os grupos procurando oferecer uma contribuição mais esclarecedora; cada um trazendo a sua experiência de gestão. Todos estão empolgados com a orientação do Governo de que vamos melhorar e aprimorar a qualidade do Festival Folclórico do Amazonas e isso será irreversível. O público pode esperar isso e muito mais na Bola da Suframa”, diz Robério Braga.
Ao todo, foram quatro reuniões realizadas com os representantes de grupos, agremiações e danças em geral, tendo efeito bastante positivo
OUTRA RODADA
Nesta quinta-feira, às 19h, também no Cine Teatro Guarany, será realizada outra reunião, desta vez para definir os critérios que deverão compor o edital para credenciamento de patrocínio para o Festival de Cirandas deste ano.