
Lewis Hamilton venceu uma corrida fácil neste domingo (10) em Sochi, na Rússia. O piloto britânico teve caminho livre após um problema do companheiro Rosberg para vencer a 42ª corrida em sua carreira na Fórmula 1.
O lance que decidiu a corrida aconteceu logo na volta 5. Depois de se defender bem de Lewis Hamilton na largada, o pole position Nico Rosberg teve problemas com o acelerador e não conseguiu segurar o companheiro e Valtteri Bottas. Ele foi aos pits para tentar consertar a ocorrência e acabou sendo obrigado a abandonar.
Em segundo ficou Sebastian Vettel, que se aproveitou de uma estratégia melhor para ganhar o lugar do meio do pódio de Valtteri Bottas. O finlandês da Williams teve de lutar com Sergio Perez pela última posição no pódio após o mexicano ter parado antes. Bottas o passou na penúltima volta e levou Raikkonen junto. No entanto Kimi bateu em Valtteri na última volta e tirou o compatriota da corrida. Perez foi o terceiro.
Os brasileiros tiveram de fazer corrida de recuperação e se aproveitaram de problemas mais à frente. Felipe Massa saiu de 15º e conseguiu bons pontos finalizando em quarto depois de ser constante. Nasr também fez bom trabalho, indo de 12º a sétimo. O piloto da Sauber chegou a andar em segundo antes de parar.
A corrida
Na largada Rosberg conseguiu se defender bem de Lewis Hamilton. Bottas atacava Hamilton mas foi superado assim como Vettel por Kimi Raikkonen. Mais atrás Hulkenberg rodou sozinho na curva 2 e foi acertado por Ericsson. Os dois abandonaram e trouxeram o Safety Car à pista.
Na volta, Bottas passou Kimi Raikkonen pelo terceiro posto. O top-10 era Rosberg, Hamilton, Bottas, Raikkonen, Vettel, Perez, Kvyat, Ricciardo, Nasr e Button.
No entanto, Nico Rosberg passou a reclamar de problemas de acelerador na volta 5. Isso o levou a perder a posição para Hamilton e para Bottas na volta 6. O alemão teve de ir aos boxes tentar consertar o problema e foi obrigado a abandonar.
Na volta 13, Grosjean rodou e bateu forte na curva 4. Outra intervenção do Safety Car foi necessária devido aos pedaços que ficaram na pista. Na relargada, Vettel passou por Raikkonen na curva 2. O finlandês cortou a curva e manteve o lugar, no entanto entregou sua posição em seguida para não ser punido.
O top-10 era Hamilton, Bottas, Vettel, Raikkonen, Kvyat, Nasr, Massa, Perez, Maldonado e Ricciardo. O australiano e o mexicano haviam parado com SC.
Na volta 27, Bottas era pressionado por Vettel e foi o primeiro dos ponteiros a ir aos pits. O finlandês ficou preso no tráfego mais atrás no grid, e foi presa fácil para Vettel, que entrou nos pits na volta 34 e saiu na frente. Ele quase perdeu também a posição para Raikkonen.
Na volta 40, com os pit stops feitos, Hamilton era o primeiro com Vettel, Perez, Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Sainz, Kvyat, Massa e Nasr no top-10.
No final, uma bela disputa pelo pódio, com Perez, Raikkonen e Bottas. Os dois passaram o mexicano, que teve problemas de pneus. No entanto, Kimi bateu em Valtteri na última volta.
A próxima corrida acontece no dia 25 de outubro, em Austin nos EUA.
Confira o resultado:
Pos. Piloto Equipe Tempo
1 Lewis Hamilton Mercedes 1:37:11.024
2 Sebastian Vettel Ferrari +5.953
3 Sergio Perez Force India +28.918
4 Felipe Massa Williams +38.831
5 Kimi Raikkonen Ferrari +42.358
6 Daniil Kvyat Red Bull Racing +47.566
7 Felipe Nasr Sauber +56.508
8 Pastor Maldonado Team Lotus +1:01.088
9 Jenson Button McLaren +1:19.467
10 Fernando Alonso McLaren +1:26.210
11 Max Verstappen Toro Rosso +1:28.424
12/Abn Valtteri Bottas Williams +1 volta
13 Roberto Merhi Manor +1 volta
14 Will Stevens Manor +2 voltas
15/Abn Daniel Ricciardo Red Bull Racing +6 voltas
Abn Carlos Sainz Jr. Toro Rosso
Abn Romain Grosjean Team Lotus
Abn Nico Rosberg Mercedes
Abn Nico Hulkenberg Force India
Abn Marcus Ericsson Sauber