Hemoam recebe mais de 300 doações de sangue durante Carnaval

Doação de sangue no Hemoam-Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas doaram sangue voluntariamente na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) nos três dias de funcionamento da instituição durante o Carnaval – sábado, segunda e quarta-feira. O balanço, segundo a direção da Fundação, é considerado positivo.
Os feriados com grandes festas, como o Carnaval, precisam de reforço no estoque de sangue para atender as unidades de saúde da rede pública e particular. Com um Carnaval considerado tranquilo em Manaus, o Hemoam fechou o período com estoque de sangue e hemocomponentes dentro da normalidade.

“No sábado (10), tivemos 99 doadores. Consideramos os resultados positivos, tendo em vista que neste dia os acessos ao Hemoam estavam limitados devido ao desfile no Sambódromo. Na segunda-feira (12), foram 129 doadores, e na quarta-feira de cinzas (14) fechamos o feriado com 107 voluntários”, declarou Wanderleia Ribeiro, da Gerência de Captação de Doadores. Segundo a direção do Hemoam, a expectativa era de 80 doadores por dia.

Na enfermaria do Hemoam, foram atendidos 135 pacientes e realizadas duas remoções para outras unidades de saúde da rede estadual.

Doação de sangue no Hemoam-Foto: Divulgação

Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Francisco Deodato, os resultados são fruto do trabalho integrado do Governo do Estado durante o Carnaval. “O feriado, no âmbito da saúde, pode ser considerado tranquilo. A estrutura da rede de urgência e emergência recebeu reforço de pessoal e no abastecimento de medicamentos e materiais de saúde. Tudo funcionou dentro da normalidade, oferecendo atendimento eficiente à população”, avaliou o secretário.

Para a direção do Hemoam, o saldo positivo foi impulsionado, principalmente pelas campanhas de conscientização, que tiveram apelo popular, a exemplo do Bloco do Vampirão, que desfilou no Sambódromo na abertura oficial do Carnaval. “A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) foi importante para levar o Bloco do Vampirão ao desfile do Sambódromo. Contamos também com o apoio dos veículos de comunicação, que destacaram a importância da doação de sangue voluntária neste período e, mais ainda, à população, que atendeu ao nosso chamado”, destacou o diretor-presidente do Hemoam, Nelson Fraiji

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui