Homem recebe primeira vacina contra câncer de pulmão do mundo

Foto: Recorte

Um marco na medicina foi alcançado recentemente com a administração da primeira vacina contra o câncer de pulmão do mundo. Janusz Racz, um britânico de 67 anos, foi o voluntário pioneiro a receber o tratamento experimental desenvolvido pela BioNTech. Diferente das vacinas tradicionais, a BNT116 não é preventiva, mas sim uma terapia complementar que busca reduzir as chances de recidiva do tumor, tornando-se uma alternativa menos tóxica que a quimioterapia.


Janusz descobriu o câncer de pulmão em estágio avançado em maio de 2024 e recebeu um prognóstico sombrio. Decidido a buscar novas alternativas, ele se inscreveu no estudo conduzido pela University College London Hospitals (UCLH). A vacina funciona de maneira semelhante às vacinas de mRNA utilizadas contra a Covid-19, treinando o sistema imunológico para identificar e combater células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis.

“Decidi participar porque acredito que essa vacina pode não apenas me proteger, mas também ajudar outras pessoas no futuro, tornando essa terapia amplamente disponível”, declarou Janusz. Ele já recebeu seis doses da vacina, e os resultados estão sendo monitorados.

O estudo envolve 130 participantes em sete países e está sendo saudado como um avanço promissor no tratamento do câncer. Embora os resultados ainda não tenham sido divulgados, as expectativas são altas. Para os médicos e cientistas envolvidos, essa vacina representa uma nova esperança no combate ao câncer de pulmão e possivelmente a outros tipos de câncer no futuro.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anteriorPoluição do ar está ‘moderada’ em Manaus
Próximo artigoDestino da ‘Rodovia da Morte’ será decidido em leilão, na quinta-feira (29)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui