Homens que aparecem em vídeo sendo arrastados pela lama sobrevivem

Veículos foram atingidos pela lama dentro da Mina do Feijão - Foto: Divulgação

Um vídeo divulgado ontem (1º) mostra o momento em que uma picape e uma retroescavadeira são atingidas pela lama dentro da Mina do Feijão, da Vale, no momento do rompimento da barragem, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 25 de janeiro. As pessoas que estavam nos veículos sobreviveram à tragédia e conversaram com a TV Globo.

Sebastião Gomes, operador mantenedor de saneamento, disse que estava cuidando do tratamento de água da mina. Ele conseguiu escapar após ter entrado em uma caminhonete branca, onde estava o amigo Elias. Em depoimento à Polícia Civil, Sebastião contou que machucou o braço e os dois joelhos e que está muito abalado.

Ao ver a nuvem de poeira e a lama se aproximando, os sobreviventes começaram a rezar dentro do veículo.

Sebastião também revelou que técnicos da Vale afirmavam aos funcionários, em reuniões de emergência, que não havia risco de a barragem romper. Mas ele e colegas de trabalho desconfiavam que isso poderia acontecer.

Veículos foram atingidos pela lama dentro da Mina do Feijão – Foto: Divulgação

Ele conta que ficava assustado com os drenos da barragem, de onde saía água dia e noite.

Os amigos conseguiram usar o rádio para pedir socorro e saíram do carro para ajudar outros sobreviventes, cavando a lama com as mãos e com a ajuda de partes da lataria de um trator. Sebastião e os outros colegas foram resgatados pelos bombeiros.

Eles pedem agora que as causas do rompimento da barragem sejam esclarecidas e que os peritos avaliem se explosões de minas adjacentes influenciaram em sua ruptura.

Fonte: Notícias ao Minuto


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui