A hora da verdade, Flamengo e Vasco por mais um título carioca

Alecsandro e Martin Silva, as esperanças de Fla e Vasco/Foto: Lance
Alecsandro e Martin Silva, as esperanças de Fla e Vasco/Foto: Lance
Alecsandro e Martin Silva, as esperanças de Fla e Vasco/Foto: Lance

A carga dramática de um jogo decisivo cresce a cada frase, momento e dia que se aproxima o apito inicial. Derrotas, vitórias, provocações fazem parte desse cenário típico, especialmente quando Flamengo e Vasco se enfrentam. Pois chegou a hora.


Neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, os dois times se encontram para o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca cercados de expectativas e com promessas de consequências diante do resultado que se seguirá. É a possibilidade do 33º título rubro-negro, enquanto os cruz-maltinos correm atrás da 23ª taça.

O Fla entra com a vantagem de empatar o jogo por ter tido melhor campanha na Taça Guanabara e o primeiro encontro, há uma semana, ter ficado no 1 a 1. Desta vez, o time coloca em jogo a rotina de vencer o adversário em decisões, principalmente no estadual. A última vez em que foi vice-campeão perdendo para o Vasco no jogo que decidiu o estadual foi em 1988, com um gol de Cocada. De lá para cá, os troféus de 1996, 1999, 2000, 2001 e 2004 foram para a Gávea.

Para aumentar a carga de drama do lado do Rubro-Negro, o time carrega para o jogo a derrota por 3 a 2 para o León, no Maracanã, que acarretou na eliminação da fase de grupos da Taça Libertadores. Perder para o Vasco e acabar com um estigma do rival pode ter consequências graves. A principal delas seria a queda do técnico Jayme de Almeida, bancado pelo vice-presidente de futebol Wallim Vasconcelos depois de perder para o clube mexicano.

Para o Cruz-Maltino, este Campeonato Carioca parece mais do que especial. Trata-se da chance de encerrar uma história que tira o sono seus torcedores e aliviar a dor pelo rebaixamento no Brasileirão de 2013. Uma vitória simples significa a conquista de um título que não vem há 11 temporadas. A campanha na competição dá sinais de que isso é possível e o desempenho no último clássico, quando saiu na frente e ficou com um jogador a menos no segundo tempo, aumenta o otimismo internamente, embora haja a necessidade de vencer.

O foco do Vasco foi total na decisão. Nos dois jogos, seus principais jogadores puderam pensar apenas no confronto com o Flamengo, que se dividiu entre Carioca e Libertadores. Um time completo de reservas defendeu o clube contra o Resende, em Manaus, pela Copa do Brasil para descansar o time. A esperada recompensa está prestes a chegar e pode transformar a Série B do Campeonato Brasileiro em algo muito mais fácil de conduzir no restante da temporada.

Marcelo de Lima Henrique apita a partida. Durante a semana, em mais um episódio polêmico ligado à final, sua esposa, Sandra, fez declarações embaraçosas sobre suposto favorecimento  em uma rede social. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Luiz Antonio Muniz de Oliveira. A Rede Globo transmite a partida para RJ, ES, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere e Premiere HD exibem para todo o Brasil. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

Flamengo: sem Elano, principalmente, o técnico Jayme de Almeida vai apostar na dupla de volantes formada por Márcio Araújo e Luiz Antonio. Ambos não atuaram na Taça Libertadores por não estarem inscritos. Com isso, o time entra em campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Márcio Araújo, Luiz Antonio e Everton; Paulinho e Alecsandro.

Vasco: a semana foi marcada pela dúvida em relação a Guiñazu e Edmílson. Ambos têm dores musculares, mas treinaram no sábado, o que parece ter confirmado suas presenças. Caso o argentino não atue, Fellipe Bastos ou Aranda estão de olho na vaga. Já Thalles está de sobreaviso para substituir Edmílson. Sem Éverton Costa, William Barbio é o favorito. A formação é a seguinte: Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Pedro Ken e Douglas; William Barbio (Fellipe Bastos), Reginaldo e Edmílson (Thalles).

Artigo anteriorCasal de adolescente apreendido com 1,3 kg de maconha, em Manaus
Próximo artigoA escola ideal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui