Hospital da Mulher suspende serviço de mastologia, segundo Vicente Lopes

Hospital da Mulher, em Manaus/Foto: Divulgação
Hospital da Mulher, em Manaus/Foto: Divulgação
Hospital da Mulher, em Manaus/Foto: Divulgação

O deputado estadual Vicente Lopes (PMDB), lamentou a suspensão do serviço de mastologia, essencial no diagnóstico e prevenção do câncer de mama, no “Hospital da Mulher”, ao lado do Hospital “28 de Agosto”, numa decisão adotada pela nova administradora da unidade de saúde.
Lopes alertou para o fato de que a decisão da administradora do hospital, contraria a do governador José Melo (PROS) que, quando da leitura da mensagem governamental na Assembleia, no dia 3 de fevereiro passado, afirmou que metade dos mamógrafos comprados para os municípios, estaria funcionando. “Confesso que a afirmação me deixou alegre por entender que esse instrumento ajuda muito no diagnóstico precoce e, consequentemente, no salvamento de vidas de mulheres, especialmente, no interior onde foi anunciado que estão sendo instalados esses mamógrafos”, disse ele.


O parlamentar apresentou um vídeo mostrando o testemunho de mulheres que buscaram atendimento, mas receberam a informação de que no Hospital da Mulher não há mais serviços relacionados a mastologia. “Ou seja, não se pode fazer uma mamografia, consultar um mastologista, isso tudo, no único hospital de Manaus especializado em doenças da mulher”, enfatizou.

Vicente Lopes assegurou que não estava fazendo discurso de oposição. Ao contrário, contribuía trazendo uma visão crítica da situação para que ela possa ser resolvida. “Essa doença só pode ser evitada através de diagnóstico precoce ou então vamos continuar presenciando a perda de mulheres jovens”, apontou.

Em aparte, o deputado Sidney Leite (PROS) informou que o serviço não foi retirado, mas está sendo reestruturado.

Artigo anteriorNo Buteko da Piscina tem ‘Odontofolia’ amanhã, com Dornellas e Kadu Almeida
Próximo artigoAgenda ambiental da SDS vai atender e orientar trabalhadores rurais, em Matupi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui