Igreja evangélica é flagrada com “gato” de energia

A ação contou com o apoio da DECFS e Perito do Instituto de Criminalística (IC).

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou uma ação de fiscalização visando coibir a prática de furto de energia em uma igreja evangélica, localizada na Avenida Timbiras, Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. A operação ocorreu por meio de denúncia e teve como objetivo inspecionar a medição e o padrão de entrada do estabelecimento, onde foram encontradas irregularidades no ato da inspeção.


A ação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e Perito do Instituto de Criminalística (IC). A unidade consumidora estava ligada diretamente a rede elétrica da distribuidora. Foi encontrado no local um ramal trifásico clandestino que alimentava o imóvel, caracterizando desvio de três fases antes da medição.

Depois de constatada as irregularidades, foram adotados os procedimentos de abertura do termo de ocorrência e inspeção e o levantamento da carga instalada, no qual o prejuízo causado à Distribuidora foi estimado no valor de R$ 45.391,25.

A ação contou com o apoio da DECFS e Perito do Instituto de Criminalística (IC).

O responsável pela Igreja foi notificado pela autoridade policial a comparecer a Delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ato ilícito e a unidade consumidora teve o fornecimento de energia elétrica suspenso de imediato, conforme Art. 170 da Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Artigo anteriorMelo inaugura o Residencial Viver Melhor III e anuncia mais 4 mil unidades habitacionais
Próximo artigoDecisão de juiz em favor de Adail Pinheiro pode ser anulada pelo MPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui