
Foi inaugurado hoje (03), terça-feira, o 28º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado no bairro Colônia Antonio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, que integrará a rede de operações de segurança pública na capital.
Além de promover o bem-estar da população e coibir a violência urbana na área, a unidade policial, orçada em R$ 2,7 milhões, vai responder ainda pelas operações nos bairros Puraquequara e Distrito Industrial 2, localizados na mesma zona.
O vice-governador José Melo, que acompanhou a entrega da obra, ao lado da primeira-dama Nejmi e do governador Omar Aziz, explicou que a implantação do 28º DIP vai garantir segurança a pelo menos 23 mil moradores do bairro e no entorno, já que disponibiliza de um aparato de 71 policiais militares e 25 agentes da Polícia Civil, entre investigadores e escrivães.
Melo lembrou que os investimentos em segurança têm sido uma das marcas da atual administração pública. Ele fez questão de frisar que o Estado vai destinar também R$ 10 milhões, no próximo ano, à Secretaria de Segurança Pública para o aparelhamento de radiocomunicação e aquisição de câmeras para seis municípios da região de fronteira atendidos pela Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), ação desenvolvida em parceria com o governo federal.
“A exemplo do que já acontece nas outras unidades, o 28º DIP vai reunir as duas principais forças ostensivas, as Polícias Militar e Civil, que farão serviço contínuo 24 horas por dia durante toda a semana. Esta unidade também será interligada à Central de Inteligência do Estado, por meio de uma rede que vai disponibilizar informações precisas sobre total de crimes praticados na região, o que ajudará na captura dos suspeitos e resolução de crimes”, disse José Melo.
Com a inauguração do 28º, a Zona Leste soma agora oito DIPs, tornando-a uma das regiões mais policiadas da capital. Durante o primeiro semestre deste ano, a violência urbana na área caiu 18% em relação a igual momento de 2012. Na lista das reduções mais emblemáticas no quadro da violência, o destaque foram as involuções no número de latrocínios (-70,03%) e homicídios (- 45,06%).
“Os números são excelentes e mostram um bom desempenho, mas temos de ficar sempre atentos, reformulando estratégias no combate ao crime. Buscar sempre a excelência na qualidade dos serviços públicos mesmo antes da Copa do Mundo é a nossa meta”, asseverou Melo.