O plenário do Senado aprovou hoje, terça-feira (03), autorização para o Amazonas contratar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), empréstimo de US$ 24,5 milhões.
Esses recursos financiarão, parcialmente, o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), de Maués, no interior do estado.
Mais cedo, a proposta já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. O relator do pedido de autorização, de autoria da Presidência da República, foi o senador José Pimentel (PT/CE).
Segundo pedido feito pelo governo do Amazonas, um dos objetivos do programa é recuperar a qualidade ambiental das lagoas Maresia, Prata e Donga Michiles e urbanizar seus entornos, reduzindo o impacto das inundações e melhorando as condições de moradia das famílias residentes na área. Além disso, o programa deverá melhorar os serviços de água e esgoto do município de Maués.
Segundo o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), o programa, conhecido como Prosamim de Maués, vai proporcionar melhor qualidade de vida para os moradores, a exemplo do que ocorre na capital, com o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
A proposta foi aprovada em regime de urgência, conforme requerimento apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e também aprovado nesta manhã pelos integrantes da CAE.