
O diretor de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves, participou da reunião do Conselho Nacional de Políticas Indígenas – CNPI, no dia Internacional dos Povos Indígenas, juntamente com a ministra Sônia Guajajara, o ministro Mauro Vieira e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O evento aconteceu nesta sexta-feira (09/08), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Participaram representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para lancamento do Programa Kuntari Sa: Líderes Indígenas na Política Global. O foco é preparar lideranças indígenas para atuação em favor dos interesses e direitos dos povos originários no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).
“Eventos como esse são o importantes pois destacam a importância e o reconhecimento dos povos originários do Brasil e do mundo, ressaltou João Pedro.
O MPI e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) assinaram uma portaria que cria o curso de formação, com o objetivo de formar líderes indígenas em processos de tomada de decisão relacionados à governança global do meio ambiente e do clima, dos direitos humanos e dos demais temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aproveitou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta sexta, para afirmar que a pauta indígena é um dos eixos da política brasileira e que a recriação do CNPI dá voz aos 305 povos indígenas brasileiros.
“Congratulo o MPI pelo lançamento do programa. Tenho a alegria de anunciar o apoio do Instituto Rio Branco, que capacitará indígenas a atuarem em fóruns internacionais”, comemorou o ministro.