

Algo raro aconteceu no primeiro dia de competições na Natação no Rio de Janeiro: os Estados Unidos fecharam a noite inicial sem nenhuma medalha de ouro. Algo que não acontecia há nada menos que 20 anos.
O curioso é que a última vez que a primeira noite terminou sem medalha norte-americana foi justamente em uma Olimpíada em casa para eles, em Atlanta, em 1996. Na ocasião, o time dos EUA teve duas pratas e um bronze na noite de abertura da natação.
Desta vez, o desempenho foi minimamente superior: três pratas – só a prova dos 400m livres masculino ficou sem medalha. Ninguém, porém, subiu ao posto mais alto do pódio.
O problema é que desta vez os EUA parecem enfrentar uma séria ameaça de perder o posto de nação dominante da natação. A Austrália é a grande rival e já abriu o Rio 2016 com dois ouros. Vale lembrar que no Mundial do ano passado, disputado em Doha, os australianos foram superados por apenas uma vitória.
O time norte-americano tem a hegemonia da natação olímpica desde 1992.
A esperança de já quebrar o jejum é enorme neste domingo. Afinal de contas, será dia dos 400m livres, uma das maiores especialidade de Katie Ledecky, a grande nadadora do país na atualidade.
O destaque, porém, será a disputa dos 4x100m livre masculino, que trará o confronto direto entre Austrália e Estados Unidos.(UOL)