Incubadora do IFAM planeja inaugurar novas unidades e firmar novas parcerias

Foto: Arquivo

Uma das primeiras incubadoras do Estado, a Ayty – Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) tem proporcionado apoio à inovação, geração de novas tecnologias, negócios e empreendedorismo desde 2003. Durante 14 anos de existência, empresas de diversos segmentos passaram pelo processo de incubação gerando empregos diretos e indiretos.


Para dar continuidade à missão de oferecer capacitação tecnológica e gestão às micro e pequenas empresas, a Ayty tem como metas para 2017, ampliar e consolidar parcerias estratégicas com empreendimentos e incubadoras do Brasil. De acordo com a gestora da incubadora do IFAM, Maria Goretti Falcão, ainda no primeiro semestre deste ano, acontecerão visitas ao Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Padetec/UFCE) e à incubadora do Instituto Federal do Ceará (IFCE). “No início do ano, estivemos em Brasília e fomos às incubadoras de empresas da UnB (Universidade de Brasília) e UniCeub (Centro de Universitário de Brasília). Em maio, vamos aproveitar nossa ida ao Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia) para conhecer como essas instituições estão trabalhando e propor atividades conjuntas”, disse Falcão.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, ressaltou a importância das incubadoras na vida acadêmica e como elas fortalecem os novos empreendedores. “Vamos inserir o empreendedorismo na grade curricular dos nossos cursos técnicos. A vantagem de uma empresa incubada é que o empreendedor recebe todo o apoio técnico da AYTY e, principalmente, apoio na formulação de um plano de negócios consistente. Após um período, a empresa consegue seguir em frente sozinha e com sua estrutura solidificada”, disse Castelo Branco.

Ao longo de sua existência, a Ayty recebeu ideias inovadoras de 20 empresas distribuídas nas quatro modalidades de incubação no IFAM: Hotel Tecnológico (pré-incubação), Empresas Incubadas Residentes, Empresas Incubadas Não-Residentes e Associada (pós-incubação). Quando selecionados por meio de edital, os projetos recebem capacitações técnicas para empreender e orientações para o plano de negócio, além da utilização de infraestrutura e ocupação do espaço físico disponibilizado pelo Instituto. “A Ayty é uma incubadora mista com base tecnológica e tradicional, e busca estimular e apoiar a formação e consolidação de empresas com ideias inovadoras em aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológico e de recursos humanos”, explicou Falcão.

Por abrigar empresas de bases tecnológicas, a Ayty possui credenciamento no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (Capda), proporcionando às empresas a participação em projetos com as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “As empresas incubadas podem se beneficiar de recursos previstos em leis que tratam sobre a Lei da Informática e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ”, destacou Falcão.

Atualmente, os campi Manaus Centro e Manaus Zona Leste abrigam incubadoras de empresas. Ainda este ano, serão inauguradas as incubadoras nas unidades de Parintins e São Gabriel da Cachoeira. Esta última já possui infraestrutura e empresas aguardando para serem pré-incubadas. Enquanto que a incubadora do Campus Presidente Figueiredo, encontra-se em implantação do hotel tecnológico, quando a ideia inovadora ainda encontra-se em fase inicial e recebe orientações sobre formação empresarial.

Foto: Arquivo

Empresas de sucesso

Das empresas que passaram pela Ayty, Falcão destaca a i9 Engenharia, HCAM Consultoria em TI, SoftFlex, Qualitá Consultoria Empresarial e El Mariachi, por terem ideias inovadoras e que conseguiram se manter após o período de incubação no IFAM. “Um caso de sucesso recente foi o El Mariachi – restaurante de comida mexicana, que esteve na incubadora durante a fase de Hotel Tecnológico, quando recebeu formação empresarial e incentivo de empresas com produtos e serviços empreendedores”, disse.

Empresas parceiras

A Ayty possui parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e Inovação (Rami) e Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Melhor incubadora regional

Durante premiação realizada no final de 2016, a Ayty conquistou o Prêmio Jaraqui Graúdo, na categoria Melhor Incubadora. Promovido pelo grupo Jaraqui Valley, o evento premia as melhores ações e agentes de empreendedorismo do Estado do Amazonas.

Artigo anteriorAll That Jazz apresenta Marcella Bártholo como convidada especial, no Cent Beer
Próximo artigoVereadores de Barcelos trazem denúncias ambientais ao IPAAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui