
Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram divulgados nesta sexta-feira (6) e já podem ser consultados pelos candidatos (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial). A prova, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia habilidades e saberes de jovens e adultos que não se formaram na idade adequada.
Aqueles que obtiveram as notas mínimas em todas as áreas de conhecimento e na redação terão direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Caso o candidato só tenha atingido o patamar exigido em algumas das provas – e não nas quatro -, ganhará um certificado parcial de proficiência.
Por exemplo: se a pessoa só tirou a nota mínima em matemática, receberá um documento que ateste sua habilidade na disciplina. No ano que vem, só precisará prestar as demais três provas do Encceja.
A edição de 2019 teve recorde de participação. Segundo o Inep, foram 1.185.945 candidatos – 45% a mais que no do ano passado.
Fonte: G1